• Matéria: Sociologia
  • Autor: solangebaumgaertner
  • Perguntado 3 anos atrás

O Assistente Social é um profissional que está apto a exercer sua função em vários espaços ocupacionais. As Defensorias Públicas se constituem em um desses espaços e, segundo a a Constituição Federal de 1988, tem como finalidade assegurar o acesso à justiça aos indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica. Assim como os outros poderes ligados ao Judiciário, as Defensorias se constituem em um espaço importante para a defesa dos direitos. Com base nos valores éticos regulamentados pela profissão e no Projeto Ético-Político, elabore um breve texto apontando como deve ser a atuação do Assistente Social nesse contexto.​

Respostas

respondido por: magdatatiara
0

Resposta: Padrão de resposta esperado

Com base no Projeto Ético-Político do Serviço Social, o Assistente Social que atua nas Defensorias Públicas deve, inicialmente, acolher o sujeito de sua intervenção, fazendo a escuta de suas demandas sem julgamentos morais ou pré-conceitos, entendendo a situação relatada pelo usuário como manifestação da questão social, objeto da nossa intervenção profissional.

É importante ainda, apresentar as informações e as possibilidades, oferecendo os subsídios necessários para que o usuário ou o sujeito da intervenção profissional realize as suas próprias escolhas.

E, ainda, com base no Projeto Ético-Político, deve ter visão crítica e evitar atitude fatalista do processo histórico, que seria o resultado de uma naturalização do capitalismo. Essas situações precisam ser evitadas, pois não consideram os limites e possibilidades que se constroem ao longo da historia, e, portanto, as demandas que são postas ao profissional não podem ser consideradas na imediaticidade dos fatos. Isso com base na perspectiva teórica do marxismo, que nos aponta para a necessidade de superar visões imediatistas da prática profissional.

Explicação:

Perguntas similares