O envelhecimento ativo está relacionado ao equilíbrio biopsicossocial, a integralidade do idoso inserido em um contexto social, além, da capacidade do idoso em desenvolver as suas potencialidades, autonomia e independência.
Santos, Aliny de Lima. Abordagem Interdisciplinar em Gerontologia. Maringá: Unicesumar, 2021.
Em um olhar interdisciplinar em gerontologia o enunciado poderia estar associado a qual alternativa abaixo?
Alternativas
Alternativa 1:
O envelhecimento ativo não se associa ao apoio familiar e rede de amigos, mas sim aos exercícios físicos realizados de forma constante.
Alternativa 2:
Envelhecer ativamente refere-se apenas aos sistemas corporais e estruturas do corpo, assim, dependerá de cada organismo.
Alternativa 3:
A resiliência psicológica pode atuar como um recurso para reduzir o sofrimento psíquico, no entanto, não é considerado fator associativo ao envelhecimento ativo.
Alternativa 4:
As relações sociais permitem ao idoso mais qualidade de vida e está associado a diminuição índices de depressão e ganhos no envelhecimento ativo
Alternativa 5:
As comorbidades comumente encontrada nos idosos prejudica a qualidade de vida, todavia, não são fatores determinantes para o envelhecimento ativo visto que doenças são esperadas no público idoso.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
Apesar de demonstrado em estudos, como os dos autores Lai, Bai e Guo (2017), Bhat, Shah e Rizvi (2017) e Sugarhood, Eakin e Summerfield-Mann (2016), que a participação social minimiza sintomas depressivos, aumenta a percepção de qualidade de vida e retarda a diminuição da cognição.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,...,