Respostas
Resposta:
Na hora da redação
Com o tema “Porte e posse de armas no Brasil” em alta, é possível que ele seja tema de redação no Enem ou outros vestibulares. Em geral, as provas pedem um texto dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção.
No caso desse tema, é mais difícil defender um meio termo, é necessário que você dê uma posição em seu texto. Independente de uma opinião favorável ou contrário ao armamento para civis, você precisa apresentar argumentos bons, coerentes e que sejam embasados por dados.
Geralmente, a proposta de redação traz dados e opiniões nos textos de apoio e você pode e deve usá-los para embasar seus argumentos. Lembrando que sua tese, seus argumentos e sua proposta não podem ferir os direitos humanos.
Como argumentar
A principal tese defendida por quem é contrário à posse e porte de armas é que o aumento da circulação de armas de fogo leva ao aumento da violência. Já a tese de quem é favorável à posse e porte de armas é de que justamente por conta do aumento da violência, os cidadãos têm o direito à autodefesa e liberdade.
Para você ter redação nota máxima, a Revista Quero reuniu alguns argumentos contra e a favor do armamento para civis no país. Encaixamos os argumentos por subtemas e dividimos em prós, a favor do posse e porte de armas, e contras, contrários ao posse e porte de armamento pelo população civil. Confira!
Explicação: