Leia o seguinte trecho.
“Os estudos epidemiológicos podem ser primários ou secundários. Dentre os primeiros, arrolamos os seccionais (transversais ou de prevalência) de maior viabilidade de realização, além dos longitudinais (como os que avaliam incidência) e destacamos os que enfocam taxas de morbidade ou mortalidade, e também os de qualidade de vida, de qualidade de atendimento, além dos de análise econômica. Dentre os secundários, mencionamos os advindos de registros regulares, como os da Vigilância Epidemiológica e do DATASUS. Os estudos de intervenção comunitária a serem enfatizados podem ser os relacionados a autocontrole dos pacientes, com base cognitivo-comportamental” (GOMES; LI; NICOLE-CARVALHO, 2005, p. 16).
GOMES, M. da M.; LI, M. L.; NICOLE-CARVALHO, V. Estudos epidemiológicos. J. Epilepsy Clin. Neurophysiol., Porto Alegre, v. 11, n. 4, supl. 1, p. 16-19, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jecn/v11n4s1/a03v11n4s1.pdf. Acesso em: 18 dez. 2020.
Considerando os tipos de estudos em epidemiologia e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas, e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) Estudo intervencional, do tipo primário, é pautado no controle da exposição a determinado agente causador de condições de interesse.
II. ( ) Estudos de caso-controle, do tipo primário, são utilizados quando o investigador aplica a condição em determinado grupo de interesse, monitorando os efeitos em tempo real.
Respostas
respondido por:
4
Resposta: V - F - V - F -
Explicação:
Os estudos epidemiológicos são desenhados de modo a responder diferentes tipos de questionamentos e disponibilidade de dados amostrais. Nos estudos de caso-controle não há intervenção do investigador durante a exposição, e os estudos ecológicos têm limitação regional, considerando tempo, contexto social e condições do grupamento observado.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,...,