O teste do Realismo Nominal foi desenvolvido para identificar a capacidade do aluno em analisar os sons e a compreensão de sua representação por meio da fala.
REGO, L. L. B. Aprender a ler: uma conquista da criança ou o resultado de treinamento. In: Anais do Seminário Aprendizagem da Língua Materna: uma abordagem interdisciplinar. Brasília, INEP, 1982, p. 63-71.
Indique a alternativa que melhor define o sujeito que ainda não superou o realismo nominal:
A criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia. Nesta fase, a criança não consegue distinguir a palavra escrita da característica do objeto.
Alternativa 2:
É a fase das garatujas, quando a criança não tem ideia da existência de um sistema convencional de representação da fala e se expressa através de desenhos.
Alternativa 3:
A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, usando, ao escrever, uma letra para cada emissão sonora.
Alternativa 4:
A criança faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas (letras). Ela atinge a compreensão de que as letras se articulam para formar palavras. Há desvinculação direta e imediata entre o objeto e a palavra escrita.
Alternativa 5:
O sujeito já compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores menores que a sílaba. Isto não quer dizer que todas as barreiras tenham sido superadas: a partir deste momento, a criança se defrontará com as dificuldades da ortografia, mas não terá mais problemas de escrita, no sentido estrito.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
alternativa A
Explicação:
pág 60 tem a resposta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás