Religiões se fazem em uma dada temporalidade, em um território e via alguns sujeitos que ocupam a condição de principiadores ou protagonistas. Essas ganham existência via o estabelecimento de uma doutrina e de diferentes práticas religiosas. Outra preocupação das religiões é educação espiritual dos seus fiéis. E, por sua vez, o educar com fins ao processo de apreensão religiosa, envolve regras de conduta, rituais e também a adoção de símbolos. Abaixo alguns deles.
Sobre o universo dos símbolos sacros, analise as afirmações a seguir:
I. Signos são universais, são aceitos e partilhados homogeneamente pelos fieis das distintas crenças.
II. A compreensão de um novo e diferente símbolo religioso demanda um despir-se de crenças ou não crenças.
III. Podemos dizer que símbolos são instrumentos pedagógicos, que servem para o processo de apreensão de uma dada crença.
IV. Os signos são meramente ilustrativos, esses não visam a criação de identidades religiosas e nem a criação de laços de pertencimento entre o fiel e o Sagrado.
É correto o que se afirma em.
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a 4a alternativa: II e III apenas.
Explicação:
Considerando que símbolos religiosos são múltiplos e tem diferentes significados para cada religião, e que servem como elementos educativos de seus seguidores, podemos concluir que apenas a alternativa III está correta.
Símbolos e ritos
O texto da questão afirma que as religiões são fenômenos sociais específicos, que surgem sob determinadas condições. Assim, nenhuma delas é propriamente universal, nem o são seus símbolos. Portanto, a afirmação I é falsa.
A compreensão dos símbolos, por sua vez, não depende necessariamente de uma crença ou não crença. Para se estudar um símbolo cristão não é necessário que o estudioso seja, de fato, cristão, ou que abandone sua religião em favor do cristianismo. Dessa forma, a afirmação III é falsa.
Esses signos fazem parte da identidade do fiel de determinada religião. São meios de se conectar com o Sagrado e com outros fieis, de maneira que interligam e fortalecem a comunidade religiosa. Assim, a afirmação IV é falsa.
Resposta:
II e III
Explicação:
Os simbólos não são aceitos e partilhados homogêneamente.
Os signos não são meramente ilustrativos, tem uma função e significado.