(COTEC/FADENOR – 2022) Segundo o Jornal Estado de Minas, de 28.12.2021, quase 30 afegãs protestaram em Cabul, capital do Afeganistão, para exigir respeito a seus direitos e o fim dos "assassinatos" de integrantes do antigo governo, mas a manifestação foi rapidamente interrompida pelo Talibã. Sobre o governo do Talibã na atualidade, marque a alternativa CORRETA.
a.
As mulheres estão sendo incluídas, em certa medida, na administração pública, no acesso ao ensino médio e em alguns tipos de trabalho.
b.
Os combatentes talibãs, desde que o grupo retomou o poder, em agosto de 2021, libertaram vários jornalistas que cobriam os protestos políticos.
c.
O regime atual do Talibã proibiu os protestos políticos no Afeganistão, exceto nas raras ocasiões em que as demandas estão a seu favor.
d.
O Talibã anunciou que as mulheres que desejarem viajar por longas distâncias poderão estar desacompanhadas e sem qualquer membro da família.
e.
O grupo israelita, em busca de reconhecimento internacional, comprometeu-se a governar com mais violência do que em seu primeiro regime.
Respostas
De acordo com a notícia sobre o governo do Talibã, está correto o que se afirma em: O regime atual do Talibã proibiu os protestos políticos no Afeganistão, exceto nas raras ocasiões em que as demandas estão a seu favor. Alternativa C está correta.
Compreendendo a notícia
Na notícia é possível observar que as ações de um grupo de quase 30 afegãs que protestavam em Cabul foram interrompidas pelo governo do Talibã.
Essa ação governamental ocorreu devido novas ações anunciadas pelo governo do Talibã, que passou a exigir através de um decreto do Ministério do Interior que as manifestações fossem previamente avisadas.
Entretanto, a intenção do decreto é evitar que manifestações contra os ideais do atual governo possam ocorrer, impedindo que forças opostas possam atuar.
Leia mais sobre o Talibã em: https://brainly.com.br/tarefa/5943884
#SPJ2