Respostas
Resposta:
Explicação:
Maio de 1968 ficou marcado na história mundial como o mês em que estudantes demonstraram sua intenção de transformar o mundo. Influenciados por ideais anarquistas e marxistas, os estudantes franceses iniciaram protestos contra o sistema educacional francês e contra a sociedade capitalista da França. Contando com o apoio dos trabalhadores, esses jovens pararam a França e marcaram gerações de pessoas.
Os protestos de maio de 1968 foram o resultado de um mundo que estava em agitação. Acontecimentos marcantes contribuíam para a agitação popular em diferentes partes do mundo, e isso, de certa maneira, reforçou o desejo por mudanças na França, o que resultou num movimento estudantil.Os Estados Unidos viam o país ser varrido por protestos contra a Guerra do Vietnã e passavam por transformações significativas no combate ao racismo; a Checoslováquia era agitada por um reformismo que procurava democratizar o socialismo no país; na Alemanha, protestos estudantis aconteciam em Berlim; e aqui no Brasil, lutava-se contra a ditadura.
Maio de 1968 mobilizou milhões de estudantes e trabalhadores em defesa de mudanças na sociedade francesa e influenciou gerações.Esses acontecimentos reforçavam a retórica inspirada nos ideais socialistas entre os estudantes franceses. Uma das correntes mais influentes naquele período era a maoista, e, desde 1966, a China passava pela Revolução Cultural, acontecimento em que Mao Tsé-Tung mobilizou os estudantes para defendê-lo sob o mote do combate às “velhas ideias”.A Revolução Cultural foi de grande inspiração para os estudantes franceses, principalmente, porque, segundo o professor Michel Thiollent, ainda não se conheciam os excessos cometidos por Mao Tsé-Tung durante os 10 anos dessa revolução|1|.