Leia o seguinte texto:
"Os proprietários escravistas mineiros, em especial os donos ou concessionários de lavras, por não dominarem completamente as técnicas de fundição de ferro, buscavam ferreiros africanos para a execução desse tipo de serviço. Os conhecimentos técnicos da metalurgia do ferro, acumulados pelas tradições centro-africanas e pelos povos da África Ocidental, eram fundamentais para a produção não apenas das ferramentas agrícolas, dos utensílios domésticos e dos apetrechos de transporte (tropas e carretos) da “Minas colônia”, mas sobretudo para a elaboração dos instrumentos necessários à mineração de jazidas auríferas (principal atividade econômica do período na região)"
Fonte: Eduardo Spiller Peno. Notos sobre o historiografia da arte do ferro nos Áfricos Centrol e Ocidental
Sobre estas considerações, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. existia conhecimento técnico da metalurgia do ferro por parte dos proprietários escravistas.
b.
a metalurgia não era tão importante para a economia colonial, baseada na agricultura familiar.
c. a contribuição africana para a identidade brasileira se restringiu a aspectos culturais.
d.
tivemos a presença de escravos africanos especialistas nas artes do ferro em todas as regiões brasileiras durante o período escravista.
e. no período, havia um desenvolvimento tecnológico africano superior ao luso-brasileiro no que diz respeito a metalurgia.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: E. no período, havia um desenvolvimento tecnológico africano superior ao luso-brasileiro no que diz respeito a metalurgia
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás