• Matéria: Filosofia
  • Autor: JoaoPedro1123
  • Perguntado 3 anos atrás

ALGUEM AJUDA POR FAVOR
Promoção do pensamento crítico no consumo de games
Gilson Schwartz, professor da área de cinema, rádio e televisão, ressalta a necessidade de se pensar na indústria de jogos eletrônicos, não apenas pelo seu espaço significativo e crescente, mas também pelo seu foco no público jovem. Sua preocupação se justifica pelo engajamento intenso que é gerado ao consumir esse tipo de entretenimento.

O nível alto de interatividade e imersão pode afetar os jogadores e, para o docente, é preciso perguntar qual é o conteúdo que esses jogos possuem e como fazer para que seu impacto seja positivo. Ele destaca outras iniciativas na área de jogos que promovem a transformação social e cultural, como o projeto em que Macunaíma, personagem literário icônico da obra de Mário de Andrade, se torna protagonista de um jogo de tabuleiro.

Gilson afirma que é preciso expandir esse pensamento crítico e refletir sobre os valores que a tecnologia reproduz no mundo contemporâneo. “É muito fácil elogiar a agilidade e o caráter inovador e avançado de tudo o que é digital”, diz, e destaca que para “formar uma sociedade democrática com diversidade e sustentabilidade” a discussão precisa abranger a produção de equipamentos eletrônicos, as condições de trabalho daqueles que usam aplicativos como fonte de renda (por exemplo, os entregadores de comida) e as condições de acesso a essas tecnologias, principalmente pelas camadas mais vulneráveis da sociedade.

Fonte: Acesso em: 05 fev. 2022.



O pensamento crítico, como incentivador do levantamento de dúvidas e debates, deve fazer parte das discussões que ocorrem no mundo da produção e do consumo de games. Para tanto, os fenômenos presentes nesse importante mercado são repensados, assumindo que


A) a neutralidade científica é capaz de promover as melhores experiências em termos dos preceitos da física envolvidos nos games.

B)a análise da tecnologia deixa de possuir uma roupagem estritamente utilitária para caminhar com diferentes ideias e teorias.

C) a indústria de games possui suas práticas de mercado descoladas dos acontecimentos históricos, sociais, políticos, dentre outros.

D) a ação deve ser direcionada pelo conjunto de crenças que cada indivíduo possui, especialmente as formadas pelo senso comum.

E) a capacidade de se manter utilitarista deve ser a única preocupação de diferentes setores econômicos, como ocorre na indústria de games.


pedrofernandes1195: A)

Respostas

respondido por: pedrofernandes1195
0

Resposta:

A)

Explicação:

Perguntas similares