• Matéria: Geografia
  • Autor: chloeppratte
  • Perguntado 3 anos atrás

"A história mais conhecida sobre a escritora Carolina Maria de Jesus (fotografia) é de que no final da década de 1950, o jornalista Audálio Dantas topou com ela na favela do Canindé e ficou sabendo que aquela mulher negra, que trabalhava na maior parte do tempo como catadora de papel, e que criava sozinha três filhos pequenos, era autora de dezenas de cadernos. Entre eles, um diário extensíssimo, que, editado por Dantas, virou o livro 'Quarto de Despejo', o primeiro documento que mostrou em primeira pessoa a desagradável realidade de ser mulher, negra e pobre neste país, e, ao mesmo tempo, com quanta dignidade era possível suportar tanta discriminação. O cotidiano da vida no Canindé - o verdadeiro quarto de despejo do título do livro - narrado por Carolina de Jesus é esquálido, violento, permeado por doenças, alcoolismo e fome, a fome que, logo de início, é definida como a escravidão dos tempos modernos. Mas também é cheio de suas reflexões sobre o Brasil e a vida da mulher negra".

Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, com base no texto.

a) Apesar de seu livro ser considerado esquálido pela crítica, ele se destaca por ter introduzido a primeira definição de escravidão nos tempos modernos, usando a fome como conceito central.
b) O título Quarto de Despejo faz alusão ao local em que Carolina Maria de Jesus armazenava os papéis que recolhia como catadora, permitindo que ela escrevesse dezenas de cadernos.
c) Um aspecto pioneiro da obra da autora é ter feito uma das primeiras descrições de uma favela em uma obra de ficção, uma vez que, até então, apenas regiões ricas eram relatadas na literatura brasileira.
d) O trecho "com quanta dignidade era possível suportar tanta discriminação" mostra inicialmente a relação de Carolina Maria de Jesus com o jornalista Audálio Dantas, enquanto este era editor de suas obras.
e) O livro Quarto de Despejo destaca-se por ser uma obra que narra a vivência da autora na favela do Canindé, como mulher negra e pobre, retratando, como um documento em primeira pessoa, aquele cotidiano.

Respostas

respondido por: Analu6727
0

Resposta:

Letra e)

Explicação:

O título do livro "Quarto de Despejo" se refere ao cotidiano da vida no Canindé, o livro se destaca por retratar em primeira pessoa a vivência de uma mulher pobre e negra no Brasil.

Perguntas similares