• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lisapereira27
  • Perguntado 3 anos atrás

Os níveis e etapas da Educação compõem a organização do sistema escolar. Para a devida atuação em cada uma, é necessário um preparo do profissional desde a sua graduação e que continua na formação continuada. Todos os direcionamentos dessa atuação estão nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), se tratando de Educação Básica, tais como a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília-DF: MEC; CNE; CEB, 2010.

Para atuação docente, precisamos conhecer o que diz o referido documento:

I. As etapas da Educação Básica têm previsão de idades próprias, bem como, necessitam de profissionais formados e capacitados para as atuações específicas, por exemplo, na etapa de Educação Infantil, o professor regente deve ser formado em Pedagogia.

II. Há uma continuidade na formação do aluno ao longo das etapas da Educação Básica. Por isso, o professor regente precisa ter conhecimento e domínio sobre o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores.

III. O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado por princípios e finalidades que preveem a possibilidade de formação continuada, para a cidadania e para o trabalho, dentre outras especificidades, o que exige de seus professores regentes formações por áreas específicas, tais como licenciatura em Artes para lecionar o ensino de arte.

IV. O Ensino Médio deve ter uma base unitária sobre a qual podem se assentar possibilidades diversas como preparação geral para o trabalho ou, facultativamente, para profissões técnicas; na ciência e na tecnologia, como iniciação científica e tecnológica; na cultura, como ampliação da formação cultural, logo o professor deve estar preparado para ajudar na elaboração de um currículo diversificado.

Respostas

respondido por: jackcosta2807p7hodb
2

Resposta:

I, II, III e IV. Todas as alternativas estão corretas

Explicação:

O Ensino Médio, etapa final do processo formativo da Educação Básica, é orientado por princípios e finalidades que preveem:

- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

- a preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições deocupação e aperfeiçoamento posteriores;

- o desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

- a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

O Ensino Médio deve ter uma base unitária sobre a qual podem se assentar possibilidades diversas como preparação geral para o trabalho ou, facultativamente, para profissões técnicas; na ciência e na tecnologia, como iniciação científica e tecnológica; na cultura, como ampliação da formação cultural.

A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96)

resolução cne/ceb nº 4, de 13 de julho de 2010

Perguntas similares