As definições de lazer vêm sofrendo mudanças de acordo com cada período histórico da humanidade. Algumas pessoas relacionam o lazer com o tempo livre, ou com o período em que não se está trabalhando. Para outras, é um momento que os problemas são esquecidos e as energias são recuperadas (CAMARGO, 1992).
Fonte: CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
Sobre a evolução histórica do lazer, avalie a pertinência das afirmações:
1) Os gregos foram os primeiros a elaborarem uma noção de lazer, relacionando-o como uma oportunidade de reflexão e contemplação;
2) Com a mudança do politeísmo para o monoteísmo, o lazer se tornou uma necessidade para a purificação da alma;
3)Com o capitalismo, o lazer passou a ser supervalorizado por aqueles que queriam produzir riquezas.
4) A Revolução Industrial apresentou o lazer como uma necessidade social e humana;
5) O tempo livre leva as pessoas a se ocuparem com as atividades de não-trabalho com o objetivo de descanso e/ou diversão.
As afirmações corretas estão apenas em:
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
1, 4 e
Explicação:
As afirmações corretas I, IV e V pois os gregos foram os primeiros a terem uma noção lazer, relacionando-o como uma oportunidade de reflexão e contemplação e esse momento reflexivo também era chamado de conhecimento da alma; embora tenha sido um período de grande desenvolvimento tecnológico e econômico, os acontecimentos durante a Revolução Industrial, nos apresentaram uma necessidade social e humana: o lazer; com tempo livre, ou seja, tempo “sem trabalho”, as pessoas passaram a se ocupar com outras atividades, de forma voluntária com o objetivo de descanso e/ou diversão. As atividades de não-trabalho eram classificadas em três tipos: recuperação, entretenimento e formação pessoal.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás