“Por ‘tradição inventada’ entende-se um conjunto de práticas, normalmente reguladas por regras tácita ou abertamente aceitas; tais práticas, de natureza ritual ou simbólica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento através da repetição, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relação ao passado.” (HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 10.) Analise o texto acima, a partir dos conceitos de Estado e nação, e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A identidade nacional é construída pelo Estado com participação do povo, tendo por base as tradições das culturas existentes.
b. A identidade nacional é constituída pelo povo e para o povo, tendo por base as tradições das culturas existentes.
c. A identidade nacional é o resultado das relações culturais do povo, os quais o Estado cristaliza em símbolos representativos dessas culturas.
d. A identidade nacional é construída por determinados grupos sociais e partilhada com o povo, a partir das tradições existentes.
e. A identidade nacional é uma construção do Estado para garantir a unidade político-administrativa de um território, através da mobilização e ratificação de importantes símbolos partilhados socialmente e da constituição de novos símbolos.
Respostas
A identidade nacional é uma construção do Estado para garantir a unidade político-administrativa de um território, através da mobilização e ratificação de importantes símbolos partilhados socialmente e da constituição de novos símbolos.
A alternativa E está correta.
O estado está diretamente ligado as nossas experiências em sociedade como um todo, pois nossa constituição promulgada em 1988 valida os direitos do cidadão bem como seus deveres, e, a liberdade dentro da democracia.
Assim, pelo fato da liberdade partir do pressuposto que somos todos diferentes, e, a partir disso, estamos em constante mudança, tornando o papel do estudo científico cada vez mais dinâmico.
O estudo da liberdade precisa estar ligado as nossas ações, como uma forma de ponderar nossas ações, e, as ciências humanas estudam a consciência como um estado de percepção do indivíduo em relação ao espaço ao seu redor, podendo ser o próprio funcionamento da sociedade como suas ações perante as circunstâncias.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/462332