PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre o tema "O vício em games pode ter impacto no futuro do adolescente? Jogos de violência podem tornar o jovem agressivo?", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Respostas
Olá, boa tarde!
Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem estar. Conquanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática ao analisar os impactos da dependência em jogos, dificultando, desde modo, a universalização desse direito tão importante. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre os quais destacam-se a ausência de ações por parte do Estado.
A princípio, é imperioso notar que a negligência governamental contribuí para o aumento dos casos de vícios em jogos eletrônicos. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem suas funções sociais com eficácia. Sob essa ótica, devido á baixa atuação das autoridades, principalmente do Ministério da Saúde, ocorre o avanço malefícios à integridade física e mental dos jovens e crianças, tais como comportamentos violentos, distúrbio do sono, lesão por esforço repetitivo (LER), sedentarismo, obesidade, entre outros. Essa situação é caótica, contudo, mutável.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a má relação entre pais e filhos como outro fator que contribui para o vício. Posto isso, de acordo com uma pesquisa realizada pela OMS, a grande maioria dos dependentes em jogos eletrônicos, não possuem um bom relacionamento familiar e, por conseguinte, não se sentem a vontade para dialogar, facilitando, assim, a ocorrência do problema. Logo, é inadimissivel que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema da dependência patológica em jogos eletrônicos. Dessarte, a fim de diminuir a ocorrência de casos de vícios em videogames, é necessário que o Ministério da Saúde, com o apoio do MEC, implante programas como palestras nas escolas brasileiras, conscientizando os alunos, sobre os ricos a saúde quando se passa muito tempo em jogos on-line. Assim, se consolidará uma geração de jovens mais saudável e propensa as ações que construirão o futuro de nosso país.
Espero ter ajudado!