Definir quem será o sucessor, o momento de iniciar a preparação do sucessor e como será feito esse processo de transição é fundamental para dar continuidade ao negócio familiar.
Você é um consultor especializado em negócios familiares e foi procurado por João. Veja o caso:
Descrição da imagem não disponível
Com base nessa situação, qual seria a primeira orientação? Que atitudes João deve tomar para dar andamento ao negócio da família?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Como não tem conhecimento das atividades rotineiras do negócio, João deveria se preparar para assumir o comando, buscando conhecer o dia a dia da farmácia, os gastos, o faturamento e os clientes.
Para fazer uma boa administração, é preciso conhecer o negócio como um todo, e não apenas parte dele. O ideal, nesse caso, é que Alfredo pudesse trabalhar mais algum tempo antes de afastar-se definitivamente do negócio, pois, assim, João poderia ver como as coisas funcionam na prática.
João poderia investir em cursos específicos para o ramo do negócio, o que seria importante no momento. Delegar responsabilidades para colaboradores que detenham conhecimento e experiência também auxilia nesse processo, mas sempre com a supervisão do gestor.
Explicação: