De acordo com os estudos realizados por Reuter, et al. (2016), que analisaram práticas de monitoramento realizadas por seis municípios no estado do Rio Grande do Sul, é difícil a obtenção de indicadores que possam ser utilizados para a realização da avaliação do processo de implementação de projetos, programas ou políticas de saúde e isso, consequentemente, dificulta a produção de indicadores de resultados, fechando um ciclo vicioso. REUTER, C. L. O. et al. Práticas de monitoramento na gestão municipal em saúde e sua interface com a enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. spe, e 2016-0019, 2016. Para o monitoramento e a avaliação previstos na política nacional de humanização na rede de atenção e gestão do SUS, considera-se importante: a verificação das metas e objetivos do projeto e os resultados obtidos com o uso dos indicadores; o acompanhamento no cotidiano dos serviços, o que permite inclusive que correções sejam pensadas a partir dos resultados; os critérios qualitativos com dados coletados na abordagem aos profissionais e usuários; o levantamento do significado social das ações a partir da ótica dos envolvidos, considerando o grau de satisfação de usuários e trabalhadores.
Respostas
Resposta:
Todas estao corretas.
Explicação:
a verificação das metas e objetivos do projeto e os resultados obtidos com o uso dos indicadores;
o acompanhamento no cotidiano dos serviços, o que permite inclusive que correções sejam pensadas a partir dos resultados;
os critérios qualitativos com dados coletados na abordagem aos profissionais e usuários;
o levantamento do significado social das ações a partir da ótica dos envolvidos, considerando o grau de satisfação de usuários e trabalhadores.
Sobre a política nacional de humanização na rede de atenção e gestão do SUS, podemos afirmar que a alternativa correta é: I, II, III e IV.
- a) Correta. A fim de monitorar e avaliar o sistema, segundo os critérios da política nacional de humanização do SUS, é importante verificar as metas e objetivos, além dos resultados, a partir dos indicadores; acompanhar o cotidiano dos serviços, com foco numa abordagem corretiva; observar os critérios qualitativos oferecidos tanto pelos profissionais quanto pelos usuários; e considerar o grau de satisfação de usuários e trabalhadores.
Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização do SUS tem como pilares: a atenção e a gestão dos processos em saúde devem ser inseparáveis; o uso da transversalidade; e o uso da autonomia dos sujeitos.
Graças a esta política, os serviços de saúde da rede pública têm buscado alcançar melhorias para todos os envolvidos no sistema, desde trabalhadores e voluntários aos usuários dos serviços. Assim, é possível pensar em novas formas de ação em saúde, com base não apenas na destinação de recursos, como também na qualidade de trabalho e de usufruto dos serviços pela população.
Saiba mais sobre humanização em saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/44063058
#SPJ1