“Modelos de processo beneficiam operações de gestão de negócio como o entendimento do processo de negócio, o incremento das comunicações ao criar uma representação visual e ao estabelecer uma perspectiva comum compartilhada. Na gestão de processos de negócio, os modelos são os meios para gerenciar os processos da organização, analisar a performance dos processos e definir mudanças”. PRADELLA, S.; FURTADO, J. C.; KIPPER, L. M. Gestão de processos:da teoria à prática. São Paulo: Atlas, 2016, p. 18. Considerando as técnicas para Modelagem AS-IS, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s). I - ( ) A técnica de brainstorming consiste na reunião de pessoas que têm conexão direta com os processos, para que sejam dadas ideias e opiniões para buscar soluções de assuntos. Essa técnica é mais adequada para busca de soluções em longo prazo. II - ( ) O fluxograma é um diagrama de fácil elaboração, visualização e compreensão. Essa técnica permite a visão integrada do fluxo de processos técnicos, administrativos ou gerenciais. III - ( ) A utilização de entrevistas consiste na relação face a face entre o profissional responsável pelo mapeamento e quem executa as tarefas. IV - ( ) O mapa de processos é uma técnica de registro de processos de forma compacta, com clareza e fidelidade de informações. A elaboração consiste no uso de símbolos padronizados, para facilitar a compreensão. Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Respostas
Resposta:
F, V, V, V
Explicação:
Trechos retirados do material de apoio:
- Brainstorming (tempestade de ideias). Consiste em reunir as pessoas que estão diretamente ligadas ao processo, para que possam se posicionar e dar ideias, comprometendo-se com as soluções. Apesar de ser usada em qualquer momento, é mais adequada em situações que necessitam de soluções imediatas.
- Fluxograma: diagrama de fácil entendimento. Facilita a elaboração das atividades e tarefas.
[...] é uma representação gráfica que permite a fácil visualização dos passos de um processo. Apresenta a sequência lógica e de encadeamento de atividades e decisões, de modo a se obter uma visão integrada do fluxo de um processo técnico, administrativo ou gerencial, o que permite a realização de análise crítica para detecção de falhas e de oportunidades de melhorias. Utiliza símbolos padronizados que facilitam a representação dos processos (MARSHALL JUNIOR et al, 2005, p. 97,98).
- Entrevista: segundo Ballestero e Alvarez (1997, p.174), a entrevista é definida como um “processo de comunicação fundamental entre as pessoas que se caracteriza pela relação direta, face a face, que se estabelece entre o profissional (mapeador) e o usuário”. Os autores destacam a necessidade de a entrevista ser feita com os executores das tarefas.
- Mapa de processos: segundo Barnes (1992 apud PINHO et al., 2007, p. 3), o mapa de processos “é uma técnica para se registrar um processo de maneira compacta, através de alguns símbolos padronizados como operações, transportes, esperas e estoques”. Para a construção do mapa de processos, segundo Corrêa et al. (2005), são necessários os seguintes passos:
1. identificação dos produtos e serviços e seus respectivos processos. Os pontos de início e de fim dos processos são identificados nessa etapa;
2. reunião de dados e preparação;
3. transformação dos dados em representação visual: gargalos, desperdícios, demoras e duplicação de esforços.
Corrêa e Corrêa (2004) destacam que as informações de todo mapa de processo devem ter clareza e fidelidade.