Respostas
Resposta:
A principal diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos é a utilização do oxigênio pelos músculos. Entenda melhor
Explicação:
Exercícios aeróbicos
Nesta modalidade, o oxigênio é utilizado pelos músculos para produzir energia. São exercícios mais leves e mais prolongados, onde o que faz a diferença é a duração dos movimentos, não a intensidade.
No organismo há uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que funciona como uma reserva de energia. Nos exercícios, após utilizar parte da ATP, o corpo começa a gastar glicose. Porém, ela é extremamente necessária para o funcionamento do cérebro, então, para proteger o órgão mais importante do corpo, os músculos começam a gastar a gordura acumulada.
Os exercícios aeróbicos utilizam diversos grupos musculares simultaneamente e, como têm duração maior, estimulam as funções do sistema cardiorrespiratório e vascular. Eles também aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar, uma vez que o corpo precisa suprir a energia dos músculos a partir do oxigênio.
Exercícios anaeróbicos
A principal diferença dos anaeróbicos para os aeróbicos é que, neste caso, os músculos não se utilizam do oxigênio para a queima de gordura. Nos anaeróbicos, é utilizado o carboidrato presente nas células para a produção de energia.
Essas atividades são mais intensas e de curta duração (é o sistema predominante em exercícios que durem até 90 segundos). Elas trabalham um número menor de músculos por vez e há produção de ácido lático ― o responsável pelas dores musculares pós-treino.
Porém, existe como eliminar esse desconforto muscular após a atividade de duas formas:
Massageando o local para aumentar a irrigação sanguínea e eliminar o ácido;
Realizando um outro exercício, de menor intensidade.