O mundo na palma da mão A tecnologia [...] exerce uma forte influência em nossas vidas! Independentemente da idade ou geração, vivemos conectados quase todo o tempo. [...] Estar conectado abre um universo através da telinha do celular. Uma notícia do outro lado do mundo é transmitida e viraliza em minutos, falar com alguém que está a quilômetros de distância pode ser mais rápido e fácil do que conversar com o vizinho. Pedir comida, cursar uma faculdade, pagar uma conta, ouvir uma música, fazer compras [...] tudo isso é possível se você estiver conectado [...]. Não existe loja fechada no mundo digital, tudo está disponível sempre. São inúmeras possibilidades na palma da mão. [...] De fato, atualmente é inevitável o uso de tecnologia, até porque ela nos traz inúmeros benefícios: é o acesso à informação, o ganho de tempo, a mobilidade, melhores meios de comunicação e muitas outras inovações. Por outro lado, há que se ficar atento para os danos que ela pode estar causando, tanto para nós quanto para as pessoas em nossa volta. Cabe a nós mantermos o equilíbrio e a vigilância constantes para usufruir do melhor que a tecnologia nos proporciona e que certamente no futuro proporcionará. ZAUPA, Aglaê Pereira. O mundo na palma da mão. In: O Imparcial. 2022. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2022. Fragmento. Nesse texto, no trecho “...pode ser mais rápido e fácil do que conversar com o vizinho.” (2º parágrafo), os termos destacados foram utilizados para apontar proporção. indicar concessão. marcar conformidade. mostrar comparação. sugerir finalidade.
Respostas
Resposta:
LETRA D (COMPARAÇÃO)
Explicação:
Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem...
Neste texto, os termos destacados serviram para:
mostrar comparação.
Interpretação textual e a comparação implícita
As palavras "de que" foram usadas no trecho do segundo parágrafo (“...pode ser mais rápido e fácil do que conversar com o vizinho.”) para indicar aos leitores que usar a tecnologia como a do celular conectado á internet é algo tão prático que podemos ter soluções para algumas questões em apenas alguns instantes.
A comparação foi feita em duas situações: a qual nós usamos a tecnologia para termos alguma solução ou termos o trabalho de nos levantarmos e chamarmos os vizinhos para termos algum tipo de diálogo.
A comparação foi feita neste caso para enaltecer que a tecnologia é algo mais rápido que a própria fala.
Veja mais sobre a comparação em https://brainly.com.br/tarefa/24750305
#SPJ2