Antônio é pedreiro e está rebocando as paredes de uma casa. Para isso, ele prepara uma massa na qual a razão entre a quantidade de baldes de areia e a quantidade de baldes de cimento é 7272. Ao preparar uma nova leva dessa massa, Antônio verificou que a quantidade de areia disponível era equivalente a 84 baldes cheios e decidiu que iria utilizar toda essa areia no preparo.
Para preparar essa massa com a razão apresentada, Antônio teve que adicionar a essa areia uma quantidade de cimento equivalente a quantos baldes cheios?
ME AJUDA POR FAVOR !!!!
Respostas
Resposta:. 3
3 840cm. .
Explicação passo a passo:
1) Antônio teve que adicionar 24 baldes de cimento.
2) O volume ocupado pelo tabuleiro de Larissa é 3840 cm³.
Regra de três
A regra de três é utilizada para resolver problemas em que existem grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, relacionando-as para criar uma equação e encontrar o valor faltante.
Sabemos que a razão entre baldes de areia e baldes de cimento é de 7/2, então, para cada 7 baldes de areia deve-se misturar 2 baldes de cimento.
Se Antônio tem o equivalente a 84 baldes de areia, o equivalente em baldes de cimento será:
7 areia ⇔ 2 cimento
84 areia ⇔ x cimento
7x = 2·84
x = 168/7
x = 24
Cálculo de volumes
O volume de um corpo ou sólido é definido com a quantidade de espaço que este ocupa. O volume de um paralelepípedo é dado pelo produto entre as medidas de suas dimensões (altura, comprimento e largura):
V = a·b·c
Na figura, vemos que o tabuleiro é um paralelepípedo que tem altura de 8 cm, largura de 16 cm e comprimento de 30 cm, então, substituindo estes valores na equação acima, seu volume será igual a:
V = 8·16·30
V = 3840 cm³
Leia mais sobre regra de três em https://brainly.com.br/tarefa/7755116.
Leia mais sobre cálculo de volumes em https://brainly.com.br/tarefa/263616.
#SPJ2