Você trabalha em um clube de corrida e acaba de receber uma aluna para iniciar o treinamento, com objetivo de correr uma prova de 5 km em 3 meses. Na anamnese você registrou as seguintes informações: 35 anos, ausência de doenças crônicas e alterações ortopédicas, não usa medicamentos, IMC = 22 kg/m2, disponibilidade de 3x/ semana e tempo de treinamento de 45 minutos e nunca correu de forma sistemática ao longo da vida.
Com base nessas informações, realize a seguinte tarefa, para que a aluna alcance seu objetivo:
a) Indique os métodos de treinamento que você irá propor à aluna.
b) Descreva os princípios fisiológicos que levarão a aluna ao objetivo proposto.
Respostas
Resposta:
O treinamento de corrida da aluna que no caso que quer corre 5 km em 3 meses é de intensidade, este é o mais indicado, onde tem se mostrado mais eficaz no sentido de promover maior gasto calórico, sendo que o IMC = 22 kg/m2,, lembrando que a atleta esta um pouco pesada para seu objetivo. Desta forma o treino é de efetiva contribuição na redução de peso na atleta, até mesmo em sessões isoladas de treino, o que pode contribuir mais decisivamente para a redução da massa corporal e para alterações esteticamente viáveis na composição corporal, além da vantagem de quebrar a monotonia de um trabalho aeróbico contínuo e, consequentemente, poder ser usado como uma boa estratégia para adesão a programas de exercícios físicos. Mais leve, mais agilidade. Lembrando também que a aluna não tem histórico de doenças em problemas ortopédicos.
Indicaria uma dietética alinhada com o Professional de nutrição.
A mesma tem a disponibilidade de treinar três vezes na semana e tempo de treinamento de 45 minutos, lembrando que são 5 km em três meses.
Iniciaria com esta base.
a) Indique os métodos de treinamento que você irá propor à aluna?
Métodos de treino aeróbio de três vezes na semana em três meses de 45 minutos.
Corrida contínua longa entre 1 a 2 km (150 pulsações) – 36% de lactato. Recuperação deste treino: 48 a 54 horas.
Corrida contínua rápida entre 2 a 3 km (170 pulsações) – 65% a 70% de lactato. Recuperação deste treino: mais de 54 horas.
Corrida contínua entre 2 a 5 km (145 a 150 pulsações) – 32% a 36% de lactato. Recuperação deste treino: 3 a 5 horas.
Métodos de treino da força de três vezes na semana em três meses de 45.
Corridas em rampas e na areia: corridas fraccionadas entre 60m a 1000m (170 pulsações). Recuperação deste treino: 48 horas.
Preparação Física Geral: abdominais, dorsais, etc. (150 pulsações). Recuperação deste treino: 3 horas.
Circuito de Treino, Técnica de Corrida, Multisaltos e Musculação (100 a 180 pulsações) – 36% de lactato. Recuperação deste treino: 3 horas.
Métodos de treino de velocidade de três vezes na semana em três meses de 45 minutos.
Corridas rápidas entre 30m a 150m com uma intensidade entre 90% a 100%.
Corridas em rampas entre 60m a 800m com 4 a 8 repetições.
Multisaltos rápidos.
Corridas intermitentes entre 60m a 200m com 5 a 10 repetições.
b) Descreva os princípios fisiológicos que levarão a aluna ao objetivo proposto.
Para o melhor desempenho o trabalho de força mais importante deve efetuar-se um mês e meio antes da competição ou pratica. Ao longo da época sempre que aumenta o treino aeróbio diminui o anaeróbio e vice versa.
O treinamento físico pode ser desenvolvido nesta sequência.
1) Treinamento físico geral (TFG).
2) Treinamento físico especifico (TFE).
3) Aperfeiçoamento das capacidades biomotoras (CB).
Explicação:
A ideia é melhorar a capacidade de trabalho focando primeiro no ajustamento corporal em geral. Quanto mais alto o potencial de trabalho, mais facilmente o organismo adapta-se à elevação continua das exigências físicas e psicológicas do treinamento. Quanto mais amplo e forte for o TFG, maior é o nível das capacidades biomotoras que um atleta poderá atingir. Depois trabalharemos o TFE que vai trabalhar a progressão da capacidade de atingir os 5 km. Em seguida o CB que vai trabalhar a capacidade de resistência e manutenção. Ou seja, o quanto a aluna vai resistir ao chegar aos 5 km.