• Matéria: História
  • Autor: ritacassiavrigon
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Constituição do Brasil de 1988 presenciamos pela primeira vez um artigo direcionado as populações nativas que habitam o território brasileiro. No artigo 231 fica determinado que são reconhecidos aos índios sua organização social, seus costumes, línguas, crenças e tradições e ainda, os direitos originários sobre as terras. Neste âmbito, cabe a União a necessidade de demarcar as terras indígenas e assegurar que estas populações estejam protegidas. Isto significa dizer que está previsto em lei, o direito do índio ser índio e que o Estado precisa assegurar que sua cultura seja respeitada e suas terras protegidas. A partir da interpretação deste artigo e da lei que determina a obrigatoriedade de estudos voltados para a cultura indígena na Educação Básica, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.  Alternativas Alternativa 1: As escolas reservam o mês de Abril para criar ações, reflexões e oficinas que valorizem a cultura indígena entre os estudantes. O dia do índio é mais um ganho previsto pela constituição brasileira. Alternativa 2: Os livros didáticos de História produzidos após a Constituição de 1988 expressam uma valorização da cultura indígena e prezam pelo entendimento de que estes povos precisam ter suas terras asseguradas. Alternativa 3: A obrigatoriedade de estudos voltados a compreensão e valorização da cultura indígena nas escolas é direcionado às disciplinas de História e Arte, assim como previsto na BNCC do Ensino Fundamental II. Alternativa 4: Os professores do Ensino Fundamental II são obrigados a contemplar em seus planejamentos estratégias e ações que busquem a valorização da cultura indígena. Já os professores do Ensino Médio, podem optar por trabalhar a cultura indígena no primeiro ou terceiro ano. Alternativa 5: A Constituição brasileira de 1988 apresenta um passo importante para o reconhecimento cultural das nações indígenas. Contudo, foi só a partir da Lei nº 11.645 que prevê a obrigatoriedade e o estudo da História e cultura indígena, que os materiais didáticos passaram a ser reformulados. Responder Finalizar   © 2017 UNICESUMAR. Todos os direitos reservados. Política de privacidade ​

Respostas

respondido por: cristianebaldow
2

Resposta:

Alternativa 05

Explicação:

A Constituição brasileira de 1988 apresenta um passo importante para o reconhecimento cultural das nações indígenas. Contudo, foi só a partir da Lei nº 11.645 que prevê a obrigatoriedade e o estudo da História e cultura indígena, que os materiais didáticos passaram a ser reformulados.

respondido por: emielson
1

Resposta:

ALTERNATIVA (5)Alternativa 5:

A Constituição brasileira de 1988 apresenta um passo importante para o reconhecimento cultural das nações indígenas. Contudo, foi só a partir da Lei nº 11.645 que prevê a obrigatoriedade e o estudo da História e cultura indígena, que os materiais didáticos passaram a ser reformulados.

Explicação

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

§ 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)

Perguntas similares