[...] A permanência de estruturas tão antiquadas e antidemocráticas gerava forte insatisfação nos mais diversos grupos da sociedade russa. Trabalhadores urbanos e camponeses mostravam-se cada vez mais inconformados com as péssimas condições às quais estavam submetidos, descontentamento esse aguçado por graves ondas de fome causadas pelas constantes crises agrícolas. [...] Esse texto trata de qual proposta dos agentes da Revolução Russa?
a- estabelecer um governo monárquico constitucional. Impedir o crescimento industrial da nação.
b- levar a cidadania a parcelas antes excluídas da população.
c- limitar a expansão territorial do Estado Nacional.
d- reconhecer os esforços da nobreza no desenvolvimento do país.
Respostas
Resposta:
Alternativa (A)
Explicação:
Uma das principais consequências da Revolução Russa foi impedirI o crescimento industrial da Nação
Um dos lemas de Lênin, líder bolchevique da Revolução Russa, era "Todo poder aos sovietes". Os sovietes eram conselhos de trabalhadores e pessoas comuns, instituições fundamentais para a extensão da cidadania a pessoas excluídas dela no regime czarista. Portanto, a resposta correta é a letra B.
Os sovietes e a exclusão social
A Rússia pré-revolucionária era uma monarquia absolutista, liderada por um czar. Nesse regime, aqueles que não eram nobres e nem membros do clero sofriam para manter-se alimentados e pagar os pesados impostos para a manutenção da monarquia.
Devido às seguidas crises econômicas e guerras, abriu-se espaço para rupturas revolucionárias, que levaram à Revolução Russa de 1917.
Nesse contexto, os sovietes desempenharam papel fundamental na luta por direitos, terra e comida por parte dos trabalhadores que os compunham.
Entenda mais sobre os sovietes aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2435671
#SPJ2