• Matéria: Administração
  • Autor: niltonleite10p0rj4k
  • Perguntado 3 anos atrás

As diferenças entre o PIB e o PNB podem ser muito grandes em países com um elevado grau de endividamento externo, devido ao pagamento de juros a estrangeiros, e em países com grande presença de empresas multinacionais, que remetem lucros e royalties para seus países de origem. Ademais, o PIB e o PNB (assim como os demais agregados) podem ser expressos em valores correntes ou nominais. Essa distinção é importante quando se pretende acompanhar a evolução dos agregados ao longo do tempo, e, portanto, é necessário isolar o crescimento de um agregado que se deu por força de variação de preço e também o crescimento que se deveu à variação de quantidade.

​FEIJÓ, C. Contabilidade Social: referência atualizada das contas nacionais do Brasil. v. 4. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2013.​

Com relação às contas nacionais de uma economia aberta com governo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativa 1:
O deflator implícito do PIB corresponde à razão entre o PIB nominal e o PIB real.

Alternativa 2:
Países com elevado endividamento externo têm, coeteris paribus, o PNB menor que o PIB.

Alternativa 3:
O envio de dinheiro de brasileiros que moram no exterior ao Brasil eleva a Renda Nacional Bruta.

Alternativa 4:
Havendo equilíbrio nas contas do governo, um déficit em transações correntes do balanço de pagamentos implica um excesso de investimentos.

Alternativa 5:
O PIB é igual ao valor adicionado de todos os bens e serviços produzidos em um país, sendo, portanto, igual ao valor da produção mais o consumo dos bens intermediários.

Respostas

respondido por: martinkoliveira
2

Sobre as contas nacionais de uma economia aberta com governo, está correta a Alternativa 4: Havendo equilíbrio nas contas do governo, um déficit em transações correntes do balanço de pagamentos implica um excesso de investimentos.

O que é um déficit em transações correntes?

Podemos dizer que déficit em transações correntes se caracteriza como um resultado negativo da soma entre as balanças comercial e de serviços e de transferências unilaterais do balanço de pagamentos. Quando temos esse quadro nas contas do governo, que estão equilibradas, temos um excesso de investimentos.

Ou seja, investimentos são realizados para que a situação de prejuízo seja recuperada, e assim o equilíbrio se mantém. O governo tenta fazer com que as contas não saiam de ordem.

Veja mais sobre déficit em transações correntes:

https://brainly.com.br/tarefa/45406341

#SPJ1

Anexos:

cascaesquimico: A questão pergunta qual a alternativa está incorreta!!!!!
A Alternativa incorreta é a numero 5 pois o PIB não considera valor dos consumos intermediários!!!
respondido por: vitorono93
0

Resposta:

Alternativa 5:

O PIB é igual ao valor adicionado de todos os bens e serviços produzidos em um país, sendo, portanto, igual ao valor da produção mais o consumo dos bens intermediários.

Explicação:

Perguntas similares