Respostas
Resposta:
Explicação:
Em nosso cotidiano existem inúmeras situações que envolvem a dilatação térmica dos materiais. Quando colocamos uma quantidade de água muito quente em um copo de vidro comum, ocorre diferença de dilatação entre as partes interna e externa do copo, o que acaba por fazê-lo trincar.
Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios.
Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica.
Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.
As calçadas, quadras de esportes, as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Na dilatação e contração fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando chove. Durante a construção de pontes e viadutos deixam-se pequenas fendas para que essas estruturas possam dilatar quando a temperatura aumentar, sem que aconteçam as rachaduras. Nas ferrovias existem pequenos espaços que separam um trilho de outro, possibilitando que eles se dilatem sem provocar danos à estrutura.
Os dentes e os materiais utilizados nas obturações sofrem dilatação térmica, devido comer alimentos muito quente e bebidas geladas excessivamente provocam danos aos dentes quando eles se dilatam ou contraem. Os dentes se quebram e as cáries surgem quando há dilatação das obturações.