Leia o texto abaixo.
A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado [...] assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias. Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão. Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822). [...]
O tratado, mencionado nesse texto, teve um impacto na
A. cultura da metrópole.
B. economia da colônia.
C. escravidão na colônia.
D. religião dentro da colônia.
E sociedade da metrópole.
Respostas
Resposta:
B. economia da colônia.
Explicação:
A abertura dos portos foi uma medida que modificou primeiramente os rumos da economia colonial. Promoveu o rompimento do Pacto Colonial e incentivou a entrada de novos produtos europeus no mercado brasileiro.
O tratado de Abertura dos Portos, mencionado no texto, causou um impacto na economia da colônia. O estabelecimento desse tratado possibilitou que os Estados do Brasil e Maranhão não tivessem sua economia exclusivamente vinculada a Portugal, proporcionando que outros países da Europa também pudessem manter relações comerciais com a colônia.
Abertura dos Portos
A partir do tratado de Abertura dos Portos, houve o fim do monopólio português sobre a economia da colônia e aproximção do Brasil com outros países da Europa.
- O tratado colocou fim no Pacto Colonial e na exclusividade de Portugal sobre a economia do Brasil.
- Esse fato contribuiu para o caminho para a Independência do Brasil.
Aprenda mais sobre a economia do Brasil colônia em: https://brainly.com.br/tarefa/30925697
#SPJ2