Bloom e colaboradores criaram a taxonomia com o objetivo de facilitar a troca de questões de testes entre professores de várias universidades, cada questão avaliando o mesmo objetivo de aprendizagem (KRATHWOHL, 2002). Para Moretto (2008), a taxonomia busca definir o que os educadores querem que os alunos saibam, organizando os objetivos educacionais numa hierarquia cumulativa do mais simples para o mais complexo, onde uma categoria mais simples é pré-requisito para a próxima mais complexa. Fonte: TEIXEIRA, B. Et all. , Taxonomia de Bloom como instrumento da prática avaliativa na educação. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - IX ENPEC Aguas de Lindóia, SP - 10 a 14 de novembro de 2013. Disponível em:http. Nutes. Ufrj. Br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0453-1. Pdfhttp. Nutes. Ufrj. Br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0453-1. Pdf. A respeito dos instrumentos de avaliação, a Taxonomia de Benjamin Bloom contribui para o desenvolvimento de ferramentas e no planejamento de avaliação e aprendizado dentro de quais metodologias de ensino:
Respostas
Na Taxonomia de Bloom, espera-se que, antes de aprender novos conteúdos, o aluno saiba reconhecer, analisar, aplicar e avaliar a informação anterior.
Avaliação e aprendizado.
A Taxonomia de Bloom baseia-se em 3 domínios:
- domínio cognitivo - avaliamos se o aluno tem capacidade de exprimir julgamento, ter opiniões, questionar, ter critérios para analisar as informações recebidas;
- domínio afetivo - o aluno tem a habilidade de atribuir valor às informações e acontecimentos. Neste domínio, verificamos se o aluno apresenta um comportamento mais consciente e internalizado;
- domínio psicomotor - analisamos a habilidade do aluno de realizar as ações completa e individualmente. Se eles conseguem dar respostas claras sem nenhum tipo de ajuda.
Com ajuda dos domínio, fazemos um diagnóstico e a partir dele, podemos implementar mudanças, criando estratégias de ensino inovadoras, auxiliando nas diferentes formas de compreensão, aproximando os alunos do conteúdo e tornando a experiência pedagógica mais rica e os alunos mais responsáveis pelo próprio aprendizado.
Saiba mais sobre Taxonomia de Bloom em: https://brainly.com.br/tarefa/25100009
#SPJ1
Resposta:
Construtivista.
Explicação:
Organiza a aprendizagem de acordo com as etapas do desenvolvimento mental. Privilegia atividades que levam o estudante a aprender a aprender. Valoriza os conhecimentos anteriores que o aluno traz.