PERGUNTA 1
Um dos elementos de grande importância nas narrativas é o tempo. A temporalidade pode ser observada através do tempo físico, com demarcações evidentes, e pode ser também subjetiva, marcada pelo tempo sentido pelo indivíduo. Assim sendo, a narrativa ficcional compreende a pluralidade de tempos, por isso é imprescindível atentar-se ao fato de que, na ficção, há diferentes indivíduos envolvidos com a narrativa em diferentes momentos, desde a escrita até a leitura. Diante disso, complete as lacunas com os termos correspondentes e assinale a alternativa correta.
A narrativa ficcional compreende a ________ entre a temporalidade do _________, onde estabelecem-se a retórica e as estratégias, do tempo narrado, que é a instância _________, e do tempo __________, que se dá no ato de leitura.
R: Confluência; escritor; fictícia; refigurado.
PERGUNTA 2
Clarice Lispector foi uma escritora empenhada em compreender os mistérios e as angústias da existência humana, com inúmeras publicações, procurava em sua obra-vida ater-se nos singelos detalhes para, ao menos, tangenciar explicações sobre a existência. Por isso, o tempo, em sua obra, é elemento primordial do encontro entre a realidade e a essência humana. Nesse sentido, as produções claricianas são marcadas pela confluência entre a temporalidade cronológica (exterioridade) e a temporalidade psicológica (interioridade), o que implica, por parte da autora, a utilização de estratégias e recursos discursivos a fim de que a narrativa não se torne incoerente e dispersa. Diante disso, identifique as premissas que indicam recursos de coesão das obras de Clarice e assinale a alternativa correta.
I. As metáforas são recursos utilizados para provocar a percepção da temporalidade.
II. O instante carrega o paradoxo da eternidade e, a partir da suspensão do tempo, cumpre a função de marcar o clímax.
III. Passado, presente e futuro são bem definidos e localizados na obra clariciana.
a) I.
b) III.
c) (ERRADA) II, III.
d) I, II.
e) I, III.
PERGUNTA 3
De fato, as ciências da educação ainda contam com muitas pesquisas que, a partir de uma abordagem cartesiana, procuram enquadrar as diferentes realidades educacionais em um modelo universal de reflexão. Apesar das contribuições desse modo de fazer ciência, a homogeneidade e a universalidade dos dados e das reflexões tornam-se problemáticas, pois não considerar as singularidades dos sujeitos envolvidos pode provocar leituras menos aprofundadas da realidade, o que dificulta, por conseguinte, a transformação. A partir disso, novas abordagens, chamadas interpretativas, surgem no cenário educacional, é o caso a metodologia autobiográfica na formação de professores, a qual tem potencial de provocar a transformação, não apenas do professor, mas também de seu fazer pedagógico. Diante disso, assinale a alternativa que indica a forma pela qual a narrativa autobiográfica possibilita essa transformação.
R: A narrativa, por meio do retorno da memória do sujeito, possibilita a expressão de uma experiência voltada para a ressignificação da identidade docente.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
pergunta 2: a resposta é d) I, II.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás