O processo de fundição da calcopirita, um minério sulfetado de cobre, é uma forma de pirometalurgia que envolve reações químicas sob aquecimento constante, para formar uma fase fundida do minério de cobre e deixá-lo mais refinado. A consequência desse processo é que a fundição eleva a temperatura do cobre acima do seu ponto de fusão, e, por isso, libera como subprodutos gases que intensificam o efeito estufa no meio ambiente.
Um gás liberado nesse processo é:
a) CO2.
b) H2.
c) NH3.
d) NO2.
e) O2.
Respostas
Resposta:
NO2
Explicação:
A reação entre o cobre e o ácido nítrico produz NO2, um gás castanho que sofre dimerização e forma o N2O4, um gás incolor, formando um equilíbrio químico entre eles.
A fundição da calcopirita libera NO2, um gás capaz de quebrar as moléculas de ozônio e acelerar o efeito estufa, mas a quantidade desse gás que é produzida é ínfima e ele é bem menos perigoso do que o dióxido e o monóxido de carbono liberados na queima de combustíveis fósseis (alternativa D).
Efeito estufa
Os riscos decorrentes da intensificação do efeito estufa estão relacionados com as mudanças climáticas que ocorrem pelo aquecimento global que o efeito estufa gera, modificando ciclos e as comunidades ecológicas.
Venha estudar mais sobre o efeito estufa
https://brainly.com.br/tarefa/2909383
#SPJ5