Respostas
Resposta :
O rio Nilo é o maior do mundo em termos de extensão territorial. O rio tem extrema importância para todos os paises que o rodeia, também é o item essencial para o desenvolvimento da civilização egípcia.
Explicação:
Rio Nilo, o rio mais longo do mundo, chamado de pai dos rios africanos. Ele sobe ao sul do Equador e flui para o norte através do nordeste da África para desaguar no Mar Mediterrâneo. Tem um comprimento de cerca de 4.132 milhas (6.650 quilômetros) e drena uma área estimada em 1.293.000 milhas quadradas (3.349.000 quilômetros quadrados). Sua bacia inclui partes da Tanzânia, Burundi, Ruanda, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Sudão do Sul, Etiópia, Sudão e a parte cultivada do Egito. Sua nascente mais distante é o rio Kagera, no Burundi. O Nilo é formado por três riachos principais: o Nilo Azul e o Atbara, que fluem das terras altas da Etiópia, e o Nilo Branco, cujas nascentes fluem para os Lagos Victoria e Albert.
O nome Nilo é derivado do grego Neilos, que provavelmente se originou da raiz semítica naḥal, que significa um vale ou vale de um rio e, portanto, por uma extensão do significado, um rio. O fato de que o Nilo - ao contrário de outros grandes rios conhecidos por eles - corria do sul para o norte e estava inundado na época mais quente do ano era um mistério não resolvido para os antigos egípcios e gregos. Os antigos egípcios chamavam o rio Ar ou Aur (copta: Iaro) de “Preto”, em alusão à cor dos sedimentos carregados pelo rio quando está inundado. A lama do Nilo é preta o suficiente para ter dado à própria terra seu nome mais antigo, Kem ou Kemi, que também significa “preto” e significa escuridão. Na Odisséia, o poema épico escrito pelo poeta grego Homero (século 7 aC), Aigyptos é o nome do Nilo (masculino) e também do país do Egito (feminino) por onde ele flui. O Nilo no Egito e no Sudão é agora chamado de Al-Nīl. A bacia do rio Nilo, que cobre cerca de um décimo da área do continente, serviu como palco para a evolução e decadência de civilizações avançadas no mundo antigo. Nas margens do rio moravam pessoas que foram as primeiras a cultivar as artes da agricultura e a usar o arado. A bacia faz fronteira ao norte com o Mediterrâneo; a leste, pelas colinas do Mar Vermelho e pelo planalto etíope; ao sul pelas Terras Altas da África Oriental, que incluem o Lago Vitória, uma nascente do Nilo; e a oeste pela bacia hidrográfica menos bem definida entre as bacias do Nilo, Chade e Congo, estendendo-se a noroeste para incluir as montanhas Marrah do Sudão, o Planalto Al-Jilf al-Kabīr do Egito e o Deserto da Líbia (parte do Sahara).
A disponibilidade de água do Nilo durante todo o ano, combinada com as altas temperaturas da região, possibilita o cultivo intensivo ao longo de suas margens. Mesmo em algumas regiões onde a precipitação média é suficiente para o cultivo, variações anuais marcantes na precipitação freqüentemente tornam o cultivo sem irrigação arriscado. O Rio Nilo também é uma hidrovia vital para o transporte, especialmente nos momentos em que o transporte motorizado não é viável - por exemplo, durante a estação das cheias. As melhorias nas instalações aéreas, ferroviárias e rodoviárias a partir do século 20, no entanto, reduziram muito a dependência da hidrovia.
Resposta:
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.
Explicação: