Esse texto destaca uma ação política que ajudou a desenvolver a indústria dos países americanos. diversificar as exportações nacionais. garantir o emprego dos trabalhadores brasileiros. proteger a economia nacional. variar o produto principal de consumo interno.
Respostas
Resposta:
Proteger a economia Nacional.
Explicação:
O governo assumira a gestão da produção, estocagem e comercialização do café em 16 de maio, retirando-a da responsabilidade do Instituto do Café do Estado de São Paulo. Pra conseguir diminuir a oferta e estabilizar as perdas econômicas com o prejuízo da queda do café.
O texto destaca que a queima do café foi uma ação para proteger a economia nacional. Alternativa D.
Queima do café no Brasil
Iniciada durante as festas de junho de 1931 e tendo perdurado até o fim do mesmo ano, a queima de café foi uma resposta direta para a drástica baixa nas exportações do produto, um dos principais do mercado brasileiro à época da quebra da bolsa de Nova Iorque.
A intenção era diminuir a oferta de produto, que começava a ser estocado em grandes quantidades devido à falta de compradores, por isso, estragaria de qualquer modo caso não fosse encontrada uma alternativa para o seu descarte.
A determinação foi dada por Vargas, ainda hoje recebendo análises sobre sua efetividade e sobre as possíveis ações que poderiam ser feitas no lugar dessa queima, a exemplo das doações internas do produto.
Segue o texto em estudo:
Em Santos, no litoral paulista, o dia de Santo Antônio tem um cheiro diferente: café torrado. O governo provisório mandou queimar os estoques de café, pois o preço do produto e as exportações não param de cair desde a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Resultado: milhões de sacas começam a virar fumaça e perfumar o ar da cidade. O objetivo é claro: reduzir a oferta e assim conter a queda dos preços internacionais do produto, o que [...] impediria a falência dos cafeicultores. [...]
Mais sobre a queima do café: brainly.com.br/tarefa/40072346
#SPJ2