"Clínica e política são inseparáveis na Psicologia Preta porque o sofrimento de pessoas negras não é da ordem da neurose, da ordem do privado, mas é sim produzido e mantido social e historicamente através de dispositivos políticos que desde a abolição trabalham para exterminar a população negra. A cura dos traumas do racismo e a luta pela igualdade racial caminham lado a lado na prática profissional do (a) Psicólogo (a) Preto (a). A dor dos pacientes é entendida para além do sofrimento psíquico, mas também como um problema político. É neste sentido que clínica e política se fundem produzindo, nos psicólogos e nos pacientes, deslocamentos e reparações aos danos que a diáspora e o racismo causaram. (Veiga, 2017, "Uma Psicologia Preta só é Feita por Psicólogos(as) Pretos(as)", para. 5). "
(NASCIMENTO, A. Dos S. Et al. "Pretitude" e o Afroperspectivismo em Psicoterapia: Desafios para a Abordagem Gestáltica. Estud. Pesqui. Psicol. , Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 927-946, 2019. )
Considerando o que foi apresentado a partir de uma perspectiva da Psicologia da Gestalt, analise as afirmativas a seguir:
Podemos considerar o conceito de Kurt Lewin de campo psicológico, pois este traz a dinamicidade do espaço de vida, onde não consideramos só o ser humano e o meio, mas a totalidade dos fatos existentes, como, por exemplo, o racismo estrutural, marcas políticas e culturais derivadas de práticas colonizadoras.
O campo psicológico é basicamente uma realidade física, com seus fatos físicos e concretos, como é a violência diária em práticas de assujeitamento de pessoas pretas ou mulheres, por exemplo.
A realidade fenomênica tem a ver de como um indivíduo interpreta uma situação, poderia ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, embora não inclua traços de personalidade, elementos emocionais ligados aos grupos que pertence e à própria situação em que vive.
É correto o que se afirma apenas em:
A)
III.
B)
I.
C)
I e II.
D)
II.
E)
I e III
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás