Segundo a pesquisa de opinião pública intitulada "Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado", feita pelo SESC em 2010, 91% das mulheres é responsável pela execução ou orientação dos trabalhos domésticos. Isso significa que há uma desigualdade na divisão de tarefas no âmbito familiar, o que, provavelmente, afeta o tempo e a energia que as mulheres despendem às demais atividades, ocasionando uma desigualdade também no âmbito público. Contudo, vale destacar que há questões ainda mais urgentes em relação à realidade das mulheres no Brasil do que essas. Em nosso país, a taxa de feminicídios é de 4,8% para 100 mil mulheres — a quinta maior no mundo —, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o "Atlas da Violência 2016″, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil. Além disso, 4. 757 mulheres foram mortas por agressão em 2014, um aumento de 11,6% em relação a 2004, quando 3. 830 foram assassinadas (IPEA; FBSP, 2016). Infelizmente, esses dados atestam o fato de que há um alarmante número de mulheres que têm perdido a vida pelo simples fato de serem mulheres
Respostas
É incorreto dizer que a taxa de feminicídio do Brasil é baixa, pois representa a quinta maior de todo o mundo. Portanto, a proposição I, e II estão incorretas e III e IV está correta (Alternativa e).
Feminicídio no Brasil
O feminicídio está relacionada a homicídio ocorrido contra as mulheres simplesmente pelo fato de serem do gênero feminino. Muitas vezes a forma em que as mortes ocorrem são após atos de violência sexual ou doméstica.
O Brasil, como forma de tentar combater esta estatística, criou a lei 13.104/15, que qualificam o autor como crime contra a vida.
Complementando a tarefa, segue as alternativas:
Analise os itens abaixo:
I. O feminicídio tem uma taxa baixa (menos de 5%) no Brasil.
II. A violência contra as mulheres diminuiu drasticamente com a implantação de leis como a Maria da Penha.
III. As mulheres ainda são as grandes responsáveis pelos serviços domésticos no Brasil.
IV. A configuração e o papel da mulher nos lares brasileiros é fator que interfere em sua posição no mercado de trabalho.
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos:
a) I e IV.
b) II e IV.
c) I e II.
d) II e III.
e) III e IV.
Para maiores informações sobre feminicídio, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/21300396
Bons estudos!
#SPJ1