A consolidação da inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no sistema regular de ensino foi um processo longo. Em 1989, a Lei nº 7.853 tornou obrigatória e gratuita a oferta da Educação Especial em escolas públicas. A legislação previa que “pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino” pudessem se matricular na mesma sala que outros alunos sem deficiência no sistema público e privado de ensino, mas ainda considerava as escolas especiais como principal opção. Um ano mais tarde, o Estatuto da Criança e do Adolescente, apontou que o atendimento especializado deveria ser feito, preferencialmente, na rede regular de ensino para garantir a integração cultural e social desses estudantes.
Tomando por referência a inclusão dos alunos (as) com deficiência no ensino regular e as adaptações necessárias para este processo, analise as afirmações a seguir:
( ) Os professores precisam organizar um plano de trabalho docente que contemple as necessidades específicas de cada aluno de inclusão para que ocorra uma apreensão dos conteúdos trabalhados.
( ) Um aluno laudado com dislexia tem um comprometimento na leitura e escrita. Nesse âmbito, suas atividades devem ser adaptadas e a oralidade deve ser uma estratégia utilizada com este aluno.
( ) Um aluno com baixa visão precisa receber adaptações no tamanho dos textos para que o mesmo consiga realizar a leitura, e os professores que usarem a lousa devem ter o cuidado para reproduzir a escrita de forma aumentada.
( ) A partir da promulgação da Lei nº 7.853, as escolas passaram por reformulações arquitetônicas para receber os alunos com deficiência física e motora. Outra preocupação foi a contratação de professores especializados em Educação Especial para acompanhar os alunos laudados com autismo e deficiência intelectual em sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de afirmações verdadeiras V e falsas F
Alternativas
Alternativa 1
V, V, F, V.
Alternativa 2
V, V, V, F.
Alternativa 3
F, V, V, V.
Alternativa 4
F, F, V, V.
Alternativa 5
V, F, V, V.
Respostas
Resposta:
Explicação:
V- Auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência. Promova campanhas de inclusão escolar, faça avaliações individuais.
F- O professor é essencial para a realização desse processo, pois o seu papel é orientar, dar suporte, planejar atividades que proporcionem o desenvolvimento destas crianças de maneira que elas consigam superar as dificuldades e serem letradas. E é um aliado no processo de letramento dos disléxicos.
V- Apresentar o texto com fontes gradativas de aumento para descobrir o tamanho ideal para o aluno. E adotar o tamanho 24 em provas e materiais de uso coletivo, pois contempla a maioria das pessoas com baixa visão.
Escrever na lousa com letra maior e manter uma boa organização do texto, com bom espaçamento entre palavras e linhas.
V- A formação de professores de nível médio para a Educação Especial, de técnicos de nível médio especializados na habilitação e reabilitação, e de instrutores para formação profissional;