Na ciência forense, os conhecimentos científicos e as técnicas de diferentes áreas são utilizados para apurar crimes e assuntos legais diversos. Muitos são os campos de atuação dos peritos, tais como contábeis, informática, ambiental, química forense, balística, medicina legal e grafotecnia. O perito criminal está vinculado à materialidade das provas, analisando outros vestígios. Logo, pode apresentar áreas distintas de formação, incluindo química, farmácia, biomedicina, engenharias, contabilidade, física e biologia, o que facilita o entendimento da especialidade de cada vestígio a ser investigado. Em relação as diferentes áreas das ciências forenses, ASSOCIE corretamente as colunas a seguir:
Coluna I
a) Entomologia forense
b) Antropologia forense
c) Papiloscopia
d) Patologia forense
e) Toxicologia forense
Coluna II
( ) Estuda as doenças que podem ser responsáveis pela confirmação de uma morte. Desse modo, abrange as investigações microscópica e macroscópica, com o intuito de encontrar algum tipo de alteração anatômica ou fisiológica de tecidos e órgãos.
( ) Utiliza informações importantes e relacionadas ao comportamento, à alimentação, à reprodução e às características morfológicas de insetos necrófagos. Essas informações possibilitam caracterizar o tempo de morte de um indivíduo a partir das análises dos insetos que são encontrados no interior e na superfície de um corpo.
( ) Ciência que tem como base o estudo da identificação humana a partir da observação das saliências da pele dos pés, mãos e dedos, também chamadas de impressões digitais.
( ) Identifica a presença de substâncias químicas em investigações de violência, homicídios, suicídios, acidentes, uso de drogas de abuso e envenenamentos para aplicação legal.
( ) Utilizada na investigação de pessoas desaparecidas por acidentes aéreos ou mortas em crimes por atentados contra a pessoa com o uso de fogo. A análise óssea de traumatismos também pode ser utilizada para identificar a quantidade e a qualidade de informações das lesões traumáticas, o que tem implicações marcantes na resolução de casos criminais e na Justiça, fornecendo uma resposta rápida e eficiente.
ASSINALE a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A-B-C-D-E.
Alternativa 2:
A-C-D-B- E.
Alternativa 3:
B-C-E-D-A.
Alternativa 4:
C-B-A-E-D.
Alternativa 5:
D-A-C-E-B.
Respostas
Resposta:
alternativa 5 Pagina 190 a 192 livro UniCemar
Explicação:
( D ) Estuda as doenças que podem ser responsáveis pela confirmação de uma morte. Desse modo, abrange as investigações microscópica e macroscópica, com o intuito de encontrar algum tipo de alteração anatômica ou fisiológica de tecidos e órgãos.
(A ) Utiliza informações importantes e relacionadas ao comportamento, à alimentação, à reprodução e às características morfológicas de insetos necrófagos. Essas informações possibilitam caracterizar o tempo de morte de um indivíduo a partir das análises dos insetos que são encontrados no interior e na superfície de um corpo.
( C ) Ciência que tem como base o estudo da identificação humana a partir da observação das saliências da pele dos pés, mãos e dedos, também chamadas de impressões digitais.
( E ) Identifica a presença de substâncias químicas em investigações de violência, homicídios, suicídios, acidentes, uso de drogas de abuso e envenenamentos para aplicação legal.
( B ) Utilizada na investigação de pessoas desaparecidas por acidentes aéreos ou mortas em crimes por atentados contra a pessoa com o uso de fogo. A análise óssea de traumatismos também pode ser utilizada para identificar a quantidade e a qualidade de informações das lesões traumáticas, o que tem implicações marcantes na resolução de casos criminais e na Justiça, fornecendo uma resposta rápida e eficiente.
A ciência forense é um campo de técnicas e conhecimentos científicos utilizado para solucionar crimes. Correlacionado as palavras, entomologia forense, antropologia forense, papiloscopia, patologia forense e toxicologia forense, com os seus respectivos conceitos, percebe-se que a a sequência correta está presente na alternativa 5.
Ciências forense
- (D) Patologia forense: A patologia é a área responsável por estudar as causas das doenças. Sendo assim, quando aplicada ao campo forense, ela terá o intuito de confirmar se a morte foi relacionado ou não a alguma doença pré existente. Diversas análises serão feitas como microscópica, anatômica e fisiológica do indivíduo.
- (A) Entomologia forense: Esta técnica visa a identificação do tempo de morte através da análise de insetos necrófagos. São considerados o tempo de reprodução, desenvolvimento larval, comportamentos alimentares deste animais para definir, com mais precisão, o dia e a hora da morte.
- (C) Papiloscopia: Este é um campo de estudo onde visa a identificação da vitima. Cada indivíduo possui impressões digitais exclusivas. Logo, faz-se a coleta das impressões dos pés, mão e dedos para confrontar com banco de dados já existente na polícia. Caso a vítima possua qualquer tipo de identidade, será identificada pelo sistema.
- (E) Toxocologia forense: Esta é uma análise laboratorial onde, através da coleta de fluidos da vítima, como o sangue, é possível identificar qualquer substância química que possa estar presente no organismo.
- (B) Antropologia forense: Esta é uma área científica onde busca-se analisar a estrutura óssea da vítima. Assim como as digitais, casa indivíduo apresenta características exclusivas que podem ser identificadas através de uma reconstituição dos ossos. Além disso, também é possível a identificação da vítima através da coleta de DNA encontrado tanto na polpa dos dentes quanto na medula óssea.
Para saber mais sobre ciência forense acesse: https://brainly.com.br/tarefa/48278991
#SPJ2