Roda de Capoeira
A Roda de Capoeira – inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2008 – é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana – notadamente banto – recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros. [...]
Com base nesse texto, a Roda de Capoeira, em sua constituição, representa a:
A) composição da política nacional.
B) diversidade da cultura europeia no país.
C) imposição de uma religião.
D) intervenção da cultura oriental.
E) pluralidade da cultura nacional.
Respostas
A Roda de Capoeira representa a pluralidade da cultura nacional. Alternativa E.
A pluralidade cultural expressa na capoeira
A capoeira é um dos melhores exemplos da diversidade de culturas presentes no Brasil, pois, teoricamente, teria nascido em solo brasileiro, fruto das revoltas silenciosas africanas frente à privação de liberdade imposta pelos europeus.
Mais que uma manifestação cultural, a capoeira é uma representação das relações de poder nutridas ainda no Brasil colonial, cuja originalidade refletia os esforços para a vivência da cultura religiosa, artística e espiritualizada africana, tão subjugada pelos valores distorcidos europeus.
Seu registro atual faz menção ao quão rica e simbólica a capoeira é para o povo brasileiro.
Mais sobre a capoeira: brainly.com.br/tarefa/25362154
#SPJ2