Leia o texto abaixo.
Santuário nacional da Umbanda agora é patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo
O Santuário Nacional da Umbanda, de Santo André, foi registrado como patrimônio cultural imaterial após decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). O registro foi homologado pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa [...] no dia 21 de dezembro de 2019, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Esse registro prevê a proteção do perímetro do Santuário e das áreas de referências para as práticas religiosas – todos os locais Sagrados dentro do Vale dos Orixás, e destaca ainda:
“Que o Santuário Nacional da Umbanda se configura como um espaço de referência para as práticas umbandistas, sendo historicamente utilizado para este fim desde a década de 1960, antes mesmo da existência de uma estrutura para tanto;
Que a história de formação e desenvolvimento do Santuário é um importante capítulo da história de formação da Umbanda em São Paulo;
Que o local congrega em seu espaço as práticas de diversos terreiros de Umbanda do Estado de São Paulo em um único lugar;” [...]
Com base nesse texto, o registro do Santuário nacional da Umbanda como patrimônio imaterial representa a:
A) importância da diversidade cultural desse local no estado.
B) interferência dessa religião na organização do estado.
C) padronização de crenças religiosas no estado.
D) relevância europeia para a cultura do estado.
E) valorização de uma cultura de elite no estado.
Respostas
Resposta:
B) interferência dessa religião na organização do estado
O registro do Santuário Nacional da Umbanda de Santo André como patrimônio cultural imaterial representa a importância da diversidade cultural desse local no estado (letra a).
Representação dos patrimônios imateriais
Todo patrimônio pode ser entendido como um bem. Aqueles que são de natureza imaterial referem-se as práticas e domínios da vida social, como:
- saberes, ofícios e modos de fazer;
- celebrações e festas;
- expressões artísticas (cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas);
- lugares (feiras, mercados e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
No caso do Santuário Nacional da Umbanda de Santo André, fica claro pelo texto que este possui uma importância histórica para a Umbanda no estado de São Paulo e também que representa um local que congrega diversas práticas desta religião.
Vale destacar que a Umbanda é uma religião de matriz africana, por muito praticada nas periferias das cidades, chegando a ser criminalizada ao longo da História, estando portanto, à margem da organização política e social do Estado.
Aprenda mais sobre as religiões de matriz africana, como a Umbanda, em: https://brainly.com.br/tarefa/22429626
Aproveite para conhecer mais sobre os patrimônios culturais imateriais em: https://brainly.com.br/tarefa/30301918
#SPJ2