Leia o texto abaixo.
O cristianismo “bebeu” da violência do sistema colonial e surgiu como a nova potência que a África recebeu num clima de tensão, tendo produzido um modelo de religião expansionista e colonizadora. E a evangelização impôs-se, promovendo um clima de terror e destruindo a identidade e o orgulho do povo africano.
De acordo com esse texto, a expansão do Cristianismo na África é identificada como:
A) um gesto de amizade e solidariedade dos colonos sobre os colonizados.
B) um impacto do imperialismo nesse continente.
C) um modo de garantir as liberdades individuais e sociais dos colonos.
D) uma forma de valorizar as culturas dos colonizados.
E) uma maneira de assegurar a identidade religiosa dos colonizados.
Respostas
Resposta:
b) um impacto do imperialismo nesse continente.
Explicação:
confia
Ao longo do texto, o autor pontua que a colonização, a evangelização obrigatória do Cristianismo trouxe tensão, imposição, terror e destruição da identidade e do orgulho do povo africano. Com isso, as alternativas a, c, d, e estão consequentemente erradas já que elas pontuam aspectos positivos, sendo que no texto e pelas ações não é caracterizado nenhum. Por isso a alternativa correta sobre expansão do Cristianismo na África é a letra b) um impacto do imperialismo nesse continente.
O que é imperialismo?
Imperialismo é um termo usado para caracterizar uma invasão e expansão seja territorial ou cultural, dos países europeus em continentes asiáticos, africano e sul-americano.
O imperialismo, por se tratar de uma invasão, trouxe come consequências a perda da identidade da população dos países invadidos, criação e propagação de estereótipos, racismo e etnocentrismo.
Aprenda mais sobre imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/20447254
#SPJ2