Leia o texto abaixo.
Diferença entre limite e fronteira
Muitas vezes compreendidos como sinônimos, os conceitos de limite e fronteira possuem significados diferentes e expressam dinâmicas territoriais, culturais e sociais distintas. [...]
O conceito de limite refere-se a uma linha precisa, nitidamente definida no terreno, que, em geral, é estabelecida por meio de acordos e convenções entre os países limítrofes [...].
As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. O conceito de fronteira possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendido como região fronteiriça. [...]
Com base nesse texto, sobre os conceitos de limite e fronteira, conclui-se que
A) a fronteira é um território de vazio demográfico.
B) as fronteiras são espaços politicamente neutros.
C) o limite demarca um território legalmente constituído.
D) os limites ocupam mais espaço que as fronteiras.
E) os limites são mais dinâmicos que as fronteiras.
apresentar um elevado desenvolvimento industrial no território.
difundir empresas transnacionais do agronegócio pelo mundo.
exportar mão de obra qualificada em abundância para o mercado.
preservar o espaço natural fundamental para o ecoturismo.
produzir bens do setor primário para o comércio internacional.
Respostas
Resposta:
C) o limite demarca um território legalmente constituído.
Explicação:
De acordo com o texto, as fronteiras são espaços dinâmicos e complexos, abarcando relações e tensões sociais próprias de um ambiente entre dois lugares. Já o limite seria uma linha precisa e legalmente constituída através de negociações. Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Fronteiras e Limites
Fronteiras são espaços limítrofes entre dois territórios e sempre existiram na história da humanidade. Assim, as regiões dos limes do Império Romano e o Velho Oeste norte-americano são exemplos de regiões fronteiriças, que apresentam certas características de duas sociedades em relação ou tensão.
Já os limites são elementos muito mais contemporâneos, por dependerem de acordos e convenções, geralmente estatais, para existir. Podemos citar como limites as divisões de países negociadas depois da Primeira Guerra Mundial ou então a partilha da África na Conferência de Berlim de 1884-1885.
Entenda mais sobre a relação entre fronteiras e Estados aqui: https://brainly.com.br/tarefa/45928819
#SPJ2