Leia o texto abaixo.
A globalização ganhou espaço no cenário internacional na década de 80, quando os EUA¹ e o Capitalismo superaram a União Soviética na corrida da Guerra Fria por desenvolvimento de mercado, armamento, tecnologia, influência e capital financeiro. De lá para cá, foi construída toda uma retórica fantasiosa de uma suposta aldeia global, que concebe um mundo ideal compartilhado, como se todos começassem a ignorar suas limitações culturais e territoriais para coletivamente usufruir de forma fraterna de todas as técnicas, produtos e conhecimentos alcançados até então. [...]
[...] nessa órbita de aldeia global, os gigantes do mundo decidiram pela própria força da mão invisível que países como o Brasil teriam sua participação no mundo globalizado unicamente como exportadores de commodities. Não importa o quanto o mundo se desenvolva tecnologicamente e os produtos evoluam, sempre se precisará de alimentos, energia e minérios. Porém, a produção, preservação de commodities em larga escala, que correspondam com a demanda, exigem um espaço físico e condições geográficas que as potências mundiais não dispõem. Com isso, é conveniente para o mundo que o papel de países como o Brasil nessa aldeia global seja o de feudo das potências. [...]
*Vocabulário:
¹EUA: Estados Unidos da América.
De acordo com esse texto, o Brasil no cenário geopolítico e econômico da globalização se destaca por
A) apresentar um elevado desenvolvimento industrial no território.
B) difundir empresas transnacionais do agronegócio pelo mundo.
C) exportar mão de obra qualificada em abundância para o mercado.
D) preservar o espaço natural fundamental para o ecoturismo.
E) produzir bens do setor primário para o comércio internacional.
Respostas
Resposta:
E
Explicação: confia
De acordo com o texto, no âmbito da produção econômica global, o papel de países subdesenvolvidos como o Brasil consiste na exportação de produtos primários, como alimentos, minérios e combustível para países desenvolvidos. Portanto, a alternativa correta é a letra E.
Desenvolvimento e desigualdade
Devido a fatores históricos, os países desenvolvidos saíram na frente na corrida pelo desenvolvimento tecnológico e social, graças em parte pela exploração e colonização de países mais novos e mais pobres.
Essa diferença produziu mudanças mais rápidas e menos tardias em países como Estados Unidos, França e Inglaterra. Após desenvolverem suas indústrias nacionais, esses países conseguiram manter um comércio altamente favorável a suas economias, exportando produtos tecnológicos caros e importando matérias-primas baratas.
Por outro lado, os países explorados e outras ex-colônias tiveram um desenvolvimento industrial tardio ou inexistente. Com isso, seu papel na economia mundial ficou restrito ao fornecimento de matérias-primas e importação de bens de consumo, gerando uma balança comercial desfavorável.
Entenda mais sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9102915
#SPJ2