Demografia e ocupação da Antártida
[...] a população humana presente no continente não ultrapassa o irrisório número de 4000 cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, sendo apenas 1000 deles em condição de residentes. São estudiosos de várias nações coletando informações sobre todos os aspectos do continente gelado [...] a Antártida não possui população permanente. [...]
De acordo com esse texto, o principal fenômeno característico do continente citado é
( )a migração sazonal dos pesquisadores devido ao clima rigoroso.
( )a ocupação concentrada na região central do deserto gelado.
( )o aumento do turismo durante os solstícios de inverno.
( )o crescimento populacional da faixa etária idosa.
Respostas
De acordo com o texto, a população da Antártida é de 4000 habitantes, sendo apenas 1000 residentes. Ou seja, os outros 3000 são habitantes sazonais do continente, que estão lá temporariamente para suas pesquisas. Dessa forma, a alternativa correta é a letra A.
Antártida e sua exploração
A Antártida é o único dos continentes do planeta sem povos nativos. Assim, temos apenas relatos de exploradores para pensar nesse território. De acordo com algumas lendas de povos indígenas da Terra do Fogo e da Nova Zelândia, líderes locais visitaram a Antártida no primeiro milênio da era comum.
O primeiro a avistar o continente antártico foi o russo Fabian Gottlieb Thaddeus von Bellingshausen em 1820. Entre o século XIX e começo do XX, várias expedições europeias buscaram conquistar e explorar o continente, a maioria sem sucesso.
Com a assinatura do Tratado da Antártida em 1959, vários países concordaram em abrir mão de suas pretensões de conquista para estudar e explorar conjuntamente o continente. Hoje em dia há várias estações de pesquisa no território, inclusive uma brasileira.
Entenda mais sobre Antártida aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25243540
#SPJ2
Resposta:
letra C
Explicação: