A Anvisa proibiu desde 2009 o uso das câmaras de bronzeamento artificial tanto para a comercialização quanto para uso pessoal, baseando-se em pesquisas da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer. [...]
De acordo com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, a norma da não-utilização das câmaras continua valendo para todo o país. “Algumas liminares liberaram o uso, mas estamos recorrendo e, em alguns casos, já conseguimos reverter”, explica. “As câmaras não trazem nenhum benefício para a saúde”. O equipamento funciona como um Sol artificial, [...] estimulando a produção de melanina, que produz pigmentação e confere o aspecto bronzeado à pele. [...]
As câmaras mencionadas nesse texto utilizam em seu funcionamento qual tipo de radiação?
( )Infravermelha.
( )Micro-ondas.
( )Raios UV.
( )Raios X.
Respostas
Resposta:
Raios UV
Explicação:
O bronzeamento artificial é baseado em altas doses de radiação UV. Também presentes no sol, a radiação UV causa o bronzeamento, não causa a queimadura e está ligada ao envelhecimento e ao câncer de pele.
Sobre o estudo dos raios UV, a afirmativa mais coerente para esta questão seria a opção C. Para um melhor entendimento da resposta, faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre os raios ultravioletas, tais como os perigos da sua exposição excessiva.
O que são os raios ultravioleta?
A radiação ultravioleta é definida como a radiação mais energética emitida pelo sol.
A camada de ozônio é responsável por absorver a radiação e proteger os indivíduos dos efeitos, mas os buracos nela causados pelo efeito estufa e seu constante crescimento apresentam um sério risco para as pessoas.
A vitamina D, substância importante para o metabolismo do cálcio e do fósforo, é sintetizada pela pele quando exposta aos raios ultravioleta, entretanto, o excesso da exposição pode causar problemas cutâneos, como o câncer de pele, manchas ou bolhas.
Leia mais sobre biologia e aprofunde seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/515654
#SPJ2