O cristianismo “bebeu” da violência do sistema colonial e surgiu como a nova potência que a África recebeu num clima de tensão, tendo produzido um modelo de religião expansionista e colonizadora. E a evangelização impôs-se, promovendo um clima de terror e destruindo a identidade e o orgulho do povo africano.
De acordo com esse texto, a expansão do Cristianismo na África é identificada como
um gesto de amizade e solidariedade dos colonos sobre os colonizados.
um impacto do imperialismo nesse continente.
um modo de garantir as liberdades individuais e sociais dos colonos.
uma forma de valorizar as culturas dos colonizados.
uma maneira de assegurar a identidade religiosa dos colonizados.
Respostas
Resposta:
Um impacto do imperialismo nesse continente.
Explicação:
Segundo as ideias contidas no texto, o cristianismo foi uma das ferramentas utilizadas pelos europeus para instituir seu imperialismo no continente africano e para consolidar a colonização desse território, assegurando sua supremacia em relação aos povos africanos. Portanto, a resposta correta é a letra B.
Colonização e cultura
O processo de colonização de um território vai muito além do simples povoamento ou conquista dos povos nativos. Trata-se também de um procedimento econômico e cultural.
De acordo com as considerações do crítico literário Edward Said, a colonização também povoa as ideias e o imaginário de uma sociedade. Criam-se teorias pseudocientíficas, histórias e lendas sobre os colonizados, de maneira a justificar e legitimar a pretensa "superioridade" do colonizador.
Nesse âmbito cultural da colonização da África, o cristianismo desempenhou papel fundamental, promovendo a adaptação forçada de populações locais à cultura europeia e algumas ideias de superioridade branca em relação aos nativos.
Entenda mais sobre a colonização da África aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9102915
#SPJ2