Os métodos convencionais de detecção e contagem de microrganismos, embora mais acessíveis, são limitados em diversos aspectos, como por exemplo a determinação das propriedades celulares. Por esta razão diversos métodos físicos, químicos e moleculares foram desenvolvidos ou estão em processo de melhoramento.
Um dos métodos físicos utilizados para quantificação e qualificação é a citometria de fluxo. Assinale a alternativa correta que contenha a explicação do método denominado citometria de fluxo.
Alternativas
É o método onde células em suspensão são levadas a um detector por meio de um canal de fluxo, onde pode ser detectado a fluorescência, dispersão da luz e absorbância das células.
É o método em que o material genético das células é copiado em milhares de cópias, sendo que estas cópias podem ser contadas e comparadas com uma curva padrão para quantificação do número de células na amostra inicial.
É o método em que as células em suspensão são colocadas em placas escavadas contendo anticorpos que, caso se liguem com as células específicas, permitem a ativação enzimática, mudando a cor de um substrato e possibilitando a sua contagem.
É o método onde a quantidade de células de uma amostra é determinada pelo calor gerado pela divisão celular, detectado por instrumentos sensíveis.
É o método que permite quantificar os microrganismos em uma amostra através da medição da resistência da corrente alternada que passa pelo meio onde o microrganismo está crescendo.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Página 136 e 137 do livro Microbiologia, Toxicologia e Doenças transmitidas por alimentos.
Em relação a citometria de fluxo, a única alternativa correta é a primeira (I). Pois é a única que corrobora com o desenvolvimento da análise por citometria, citando suspensão, canal de fluxo, fluorescência e absorbância.
Como funciona a Citometria
A citometria, em sua forma mais pura, é a medição das características das células, que podem incluir tamanho da célula, contagem de células, ciclo celular e muito mais.
Os instrumentos atuais oferecem um número maior de parâmetros fluorescentes detectáveis todos medidos ao mesmo tempo na mesma célula.
O requisito mais crítico para uma análise de citometria de fluxo eficiente e eficaz é que a amostra seja uma suspensão de célula única. Isso ajuda a garantir que cada célula seja analisada de forma independente.
Saiba mais sobre a estrutura da célula em: https://brainly.com.br/tarefa/3326491
#SPJ2
88**9**93**76**82**55**.,,....,..,.,,,.