O almoxarifado central da Peritoró foi criado em 2010 como uma unidade independente dos setores de compras e de administração de materiais e fisicamente está instalado em um imóvel alugado localizado a dois quilômetros da secretaria. Não há almoxarifados setoriais espalhados pela cidade, mas a área física do almoxarifado central é mais do que suficiente e há um veículo utilitário em boas condições para o transporte dos materiais às unidades requisitantes (incluindo as 08 escolas municipais). O atendimento às demandas é realizado de maneira informal e voluntária à medida que surgem.
A solicitação é geralmente feita através de formulários manuais, não sendo raro o uso de telefone para os pedidos. Não há quaisquer restrições às quantidades solicitadas, exceto nos casos de inexistência de material em estoque. Não há, portanto, preocupação quanto aos níveis de estoques. Todos os registros de entradas e saídas são feitos em planilhas manuais. As entregas não costumam ser agendadas pelos fornecedores, o que dificulta a organização da área de recebimento e o adequado planejamento da mão de obra disponível. Após a formalização do recebimento, todos os materiais (expediente, limpeza, informática) são armazenados em um mesmo espaço físico, sem quaisquer separações.
Além disso, os materiais perecíveis costumam ser armazenados sem o devido cuidado, gerando frequentes perdas por validade. Para finalizar, o depósito dispõe apenas de estantes em aço e não há ventilação adequada. Em relação à mão de obra, o setor possui dois funcionários terceirizados, cuja escolaridade não ultrapassa o nível médio, além do responsável formal, e a insatisfação com a carga de trabalho é elevada. O horário de expediente raramente é cumprido, o que gera necessidade de pagamento de horas-extras. Por fim, em relação a inventários, o almoxarifado os realiza esporadicamente por meio de amostragem e não há participação de funcionários externos nesta atividade. Os resultados dos levantamentos eventualmente apresentam divergências.
Com base na situação exposta, proponha pelo menos 04 (quatro) ações de melhorias que maximizem o desempenho deste almoxarifado.
Urgente.
Respostas
Resposta:
• Implementação de informação e tecnologia como ERP - Enterprise Resources Planning que significa planejamento de recursos da corporação
• implementação do sistema jidoka - para verificação de itens estragados e defeituosos
• Implementação da gestão de materiais assim compreendendo o cadastramento de itens da empresa, gerenciamento do estoque, obtenção do material, guarda e distribuição e inventário.
• Ciclo de verificações contínuas como o PDCA: planejamento (plan), execução (do), verificação (check) e ação (action).
• Implementação de gestão de compra melhorando o abastecimento sem faltar materiais constantemente.
• contratação de pessoas capacitadas para cada setor.
Explicação:
foi isso que eu fiz, se é forma correta já não sei. e a explicação de cada itens cabe a vocês para não ficar igual.
As ações de melhoria para auxiliar o almoxarifado de Peritoró são:
- 1) Alterar o local do almoxarifado para uma área mais perto da secretaria central;
- 2) Organizar e Padronizar o processo de solicitação de materiais;
- 3) Agendar recebimentos e entregas de material, estabelecendo um cronograma logístico;
- 4) Melhorar o acondicionamento de produtos perecíveis para evitar perda de materiais.
Administração eficiente de Estoques
Para ter um acondicionamento correto e eficiente de materiais, isto é, administrar um estoque com qualidade, precisamos sempre evitar desperdícios de tempo e energia (esforço) na busca por materiais necessários para a realização de qualquer serviço (solução 1).
São fatores a ser considerados para a gestão de estoques:
- O processo de entrega e recebimento de material deve ser muito bem organizado, de forma a controlar a entrada e saída de materiais, mantendo o controle sobre o inventário do estoque.
- Para isso podemos utilizar um sistema de informação (um ERP, por exemplo) que automatize esse controle, ou mesmo fichas de requisição de materiais (solução 2).
- A entrega e o recebimento de materiais deve ser realizada com um agendamento prévio para evitar imprevistos e auxiliar no planejamento do setor (solução 3).
- Por fim, para produtos perecíveis deve-se considerar fatores sanitários e infra estruturais, a fim de acondicionar os produtos em locais secos, ventilados e abrigados do sol, para que não estraguem nem causem outros tipos de prejuízos à saúde humana.
Aprenda mais sobre administração de estoques em: brainly.com.br/tarefa/23049031
#SPJ2