no caderno 1. Leia estes versos de um poema: Os dois apenas, entre céu e terra, Sentimos o espetáculo do mundo. ANDRADE, Carlos Drummond de. Fraga e Sombra. In: Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 206. Quanto à concordância verbal, a forma destacada:
Está incorreta; deveria ser substituída por "sentem", pois tem como sujeito o sintagma "os dois apenas".
b) Está incorreta; deveria ser substituída por "sente", uma vez que tem como sujeito o sintagma "o espe- táculo do mundo", cujo núcleo é uma palavra no singular.
Está incorreta; deveria ser substituída por "sentem", pois seu sujeito é a expressão "céu e terra".
Está correta, porque concorda gramaticalmente com a palavra "dois", que é o núcleo do sujeito.
Está correta; trata-se de uma silepse de pessoa, recurso estilístico-expressivo por meio do qual o eu lirico se inclui como um dos elementos constituintes do sujeito "os dois apenas".
Respostas
Quanto à concordância verbal, a forma destacada:
E) Está correta; trata-se de uma silepse de pessoa, recurso estilístico-expressivo por meio do qual o eu lirico se inclui como um dos elementos constituintes do sujeito "os dois apenas".
Concordância verbal
Nesse trecho do poema de Drummond, ocorre silepse de pessoa, pois o sujeito ("os dois") se encontra na 3ª pessoa do plural (eles), enquanto o verbo ("sentimos") está na 1ª pessoa do plural (nós).
Se seguisse à risca a gramática normativa, a escrita seria: "Os dois [...] sentem".
Assim, temos um tipo especial de concordância verbal, que não está incorreta. É apenas um recurso expressivo para indicar a inclusão do emissor da frase no contexto. O sentido é de que o eu lírico também está incluído nesse grupo de pessoas.
Mais sobre concordância verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/1110691
#SPJ1
Resposta:
letra E está correta.
Explicação:
melhir resposta.