Considerando os conflitos sociais que ocorreram no período colonial, é CORRETO afirmar: A Todos os conflitos ocorridos no período colonial ocorridos entre colonos e forças metropolitanas são considerados precursores da independência, sendo iniciados por grupos de colonos sempre oprimidos que buscavam mais liberdade, igualdade e fraternidade. B Foram movimentos nativistas que, estimulados pelo antiabsolutismo e por ideias liberais, lutavam pela independência do Brasil. C A Revolta de Vila Rica de 1720, que teve a liderança de Felipe dos Santos, foi motivada pela crise da economia aurífera e tinha como principal objetivo a independência do Brasil. D A maior parte dos conflitos nos trezentos anos de administração portuguesa não teve por finalidade a separação do Brasil em relação a Portugal. E Não há registros de participação popular e muito menos de escravos em nenhum dos conflitos ocorridos na América Portuguesa
Respostas
Resposta:
uhgfhkidjdbdtsnfyvfiudhfucjbdudbcybgtfdjcuggggggggyggggfffhhhgttffffj
Resposta:
D
RESOLUÇÃO:
A maior parte das rebeliões do período colonial não almejavam a separação política: eram provocadas por questões locais, que opunham colonos a comerciantes e representantes da Coroa portuguesa, sem propor independência. Eram as chamadas rebeliões nativistas.
DISTRATORES:
A alternativa A é incorreta porque as rebeliões nativistas não tinham interesses separatistas e, portanto, não podem ser consideradas precursoras dos movimentos pró-independência; a A alternativa B é incorreta porque as rebeliões nativistas não eram influenciadas por ideias antiabsolutistas – ao contrário, preservavam a figura do rei, a quem não queriam desacatar; a A alternativa C é incorreta porque a Revolta liderada por Felipe dos Santos era contra as Casas de Fundição e não tinha como proposta a independência; e a A alternativa E é incorreta porque houve movimentos – como a Conjuração Baiana - teve intensa participação popular.
Espero que tenha ajudado!