A Deliberação 683/2012 determina que os valores registrados como despesa ou como receita financeira no resultado do exercício sejam revertidos, de modo que o lucro líquido ou o prejuízo do exercício seja demonstrado sem que haja reflexos da contabilização. Conforme as afirmativas referentes à capitalização dos juros de capital próprio e sobre as receitas e despesas decorrente dos juros, aponte a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
E. Para a contabilização das receitas financeiras, bem como as despesas financeiras, devem ser evidenciadas no resultado
Explicação:
Resposta:
Para a contabilização das receitas financeiras, bem como as despesas financeiras, devem ser evidenciadas no resultado.
Explicação:
A lei nº 9.249/1995 permitiu a integração dos juros de capital próprio ao capital social, já a Lei nº 9.430/1996 a pessoa jurídica pudesse deduzir, para efeitos da apuração do lucro real, os juros pagos ou creditados a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio. O registro contábil dos juros de capital próprio das companhias abertas precisa ser evidenciado no resultado, como despesa financeira sendo observado o regime de competência. Assim como as receitas financeiras, deve ser observado o mesmo processo das despesas financeiras, porém, a diferença entre os valores líquidos precisa ser identificada como investimentos e aplicações.