O papel do historiador mudou muito em razão da popularização da história. A primeira grande mudança que se pode perceber é que o cotidiano foi "descoberto", tornando a História mais atraente para o grande público. As reflexões históricas produzidas na atualidade não se preocupam mais só com grandes guerras, heróis, seitas secretas, cultos medievais etc. Nos últimos anos, a História descobriu o campo cultural, em que é possível analisar diversos fenômenos que ainda não haviam sido estudados. É por isso que vários outros temas se tornaram objetos de estudos dos historiadores, como, por exemplo, a história do vinho, do aborto (tema de enorme repercussão nos dias atuais), das mulheres, da juventude, do medo, do perdão, das cidades
Respostas
respondido por:
0
O texto parece tratar do estudo da história pela perspectiva da micro-história. Este é um ramo dos estudos históricos que muitas vezes exige que os historiadores tenham metodologias diferenciadas na hora de abordar certas circunstâncias.
As peculiaridades da micro-história
A micro-história é um método que leva em conta como seu objeto de estudo as interações entre indivíduos, pequenos grupos de pessoas ou breves eventos. O objetivo disso é detectar e isolar ideias, crenças, práticas e ações que de outra maneira poderiam correr o risco de passar despercebidas em um estudo que utilizasse estratégias historiográficas mais convencionais.
Saiba mais sobre a micro-história em https://brainly.com.br/tarefa/52982620
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás